A proposta é de fomentar e fortalecer o segmento no Estado, com a participação de profissionais do Amazonas e de Minas Gerais.
Há 14 minutos
Por Agência Amazonas
Oficina de Manipulação de Bonecos. Na foto, Liz Schrickte. Foto: Pablo Lamar/DivulgaçãoEstá no ar a série de cursos gratuitos voltados para a área do Teatro de Animação. Trata-se do “AnimaBaré”, projeto do inCena Centro de artes lançado nesta semana, por meio do Google Meet.
Sob coordenação de Brisa Ramos e produção de Verlene Mesquita, são oferecidas oficinas de:
Oficina de construção. Na foto, Mauro Carvalho. Foto: André Martins/DivulgaçãoO projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, que faz parte das ações emergenciais da Lei nº 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, operacionalizada no Estado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.
Segundo Verlene Mesquita, 27 pessoas se inscreveram para participar das aulas e, além de Manaus, os encontros contam com público do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
“Iluminação para Bonecos”, com Marina Arthuzzi; “construção”, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho; “Manipulação de Bonecos”, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni; e “Técnica Vocal”, com Jaqueline Ferreira. Encerramento
O encerramento, no dia 10 de abril, vai contar com a exibição do espetáculo “Brasil: Versão Brasileira”, da companhia de teatro mineira Pigmalião Escultura que Mexe.
“O projeto vem da necessidade de ampliar, para mais pessoas, esta área de formação que colabora para novas criações, espetáculos e composições artísticas, a partir da montagem e manipulação dos bonecos, técnica vocal e iluminação. São propostas que, se a pessoa se dedicar e tiver interesse, ela sai do curso com uma célula artística para desenvolver e gerar um espetáculo”, afirma a produtora.
Ela explica que a proposta tem o objetivo de alcançar artistas e professores, interessados no desenvolvimento da linguagem do Teatro de Animação.
Para a conclusão da oficina, cada participante vai produzir um vídeo de 20 a 40 segundos, respondendo a pergunta: “O que a Amazônia representa pra você?”.
“Essa é a nossa maior motivação, que outros colegas possam se motivar também a desenvolver trabalhos nessa linguagem que tem muitas possibilidades”, disse.
Oficina de construção. Na foto, Eduardo Felix. Foto: Karina Lumina Iliescu/DivulgaçãoO coletivo de artistas utiliza o teatro de bonecos para desenvolver trabalhos no limite entre as artes Cênicas e as artes Plásticas.
Oficina de Técnica Vocal, com Jaqueline Ferreira. Foto: Karla Rocha/DivulgaçãoEspetáculo
No encerramento da programação, o público confere a montagem “Brasil: Versão Brasileira”, que vai ser exibida no dia 10 de abril, às 19h, no canal da Cia Pigmalião Escultura que Mexe no Youtube.
Mais informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (92) 98414-4373.
Após a apresentação, acontece ainda uma live no Instagram do InCena Centro de artes (@incenacentrodeartes), com o diretor do espetáculo, Eduardo Felix, e a equipe do projeto “AnimaBaré”, Brisa Ramos, Jaqueline Ferreira e Verlene Mesquita.
Quartas, das 19h às 21h
Programação:
Oficina de Iluminação para Bonecos, com Marina Arthuzzi
2 encontros de 2h (24/03 e 31/03)
Oficina de construção, com Eduardo Felix e Mauro Carvalho
6 encontros de 2h (22, 23, 25, 29, 30/03 e 01/04)
Horário de Manaus
Horário de Manaus
Segundas, terças e quintas, das 19h às 21h
Sexta, 19h às 21h. Sábado e domingo, das 15h às 18h
Oficina de Manipulação de Bonecos, com Liz Schrickte e Aurora Majnoni
4 encontros de 2h (26, 27 e 28/03)
Oficina de Técnica Vocal, com Jaqueline Ferreira
2 encontros de 3h (06/04 e 08/04)
Horário de Manaus
Horário de Manaus
Terça e quinta, das 15h às 18h
