Em visita técnica ao secretário de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêllo, o deputado estadual Ângelus Figueira (DC) recebeu a notícia de que um dos grandes anseios da população de Manacapuru (distante 68 km de Manaus em linha reta) será atendido.
O município terá o primeiro hospital regional do interior que poderá atender Anori (195 km), Anamã (165 km), Codajás (240 km), Caapiranga (134 km), Beruri (173 km), Novo Airão (115 km), Manaquiri (60 km). A preocupação do deputado é sobre o andamento da construção e como estão os trâmites burocráticos das obras que iniciam, segundo o secretário, no verão.
“Isso é um sonho para a comunidade interiorana e fez com que a nossa primeira visita a um órgão do Governo do Estado fosse para cuidar desta pauta tão importante. Estamos todos cansados de tantas pedras fundamentais inauguradas e queremos externar, em nome do povo de Manacapuru, nosso agradecimento ao deputado Átila Lins (PP) e ao Governo do Estado que vai fazer a complementação maior do recurso. Isso é uma conquista muito grande para o povo do Amazonas, em especial para nossa região. Um hospital que possamos ter as demandas atendidas vai diminuir a pressão em cima de Manaus. Desejamos, inclusive, que tenhamos em outros municípios no Amazonas”, considerou o deputado.
Campêllo informou que a sede de Manacapuru faz parte do projeto Saúde nas Calhas, do Programa Saúde Amazonas, que visa fortalecer nove polos no Estado.
“Manacapuru é um núcleo estratégico que vai receber pacientes ali, para executar também alguma média e alguma coisa de alta complexidade. Como o município fica muito perto de Manaus, este polo vai ser no hospital, inclusive com uma proximidade muito mais forte da Secretaria de Saúde. Um dos motivos que a gente revisou o projeto, foi a inclusão de usinas de oxigênio no hospital para que ele seja autossuficiente em abastecimento de oxigênio”, informou o secretário.
O projeto de construção do novo hospital de Manacapuru está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) e Secretária de Estado de Saúde (SES-AM) por meio do Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde). O recurso será federal, via contrato com a Caixa Econômica.
Gabinete do Deputado Angelus Figueira (DC)
Texto: Assessoria de Comunicação
Ed Blair (92) 98507-2716
Foto: Jimmy Christian