Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Amazonas vai suspender vacinação contra febre aftosa em 2022
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Geral

Amazonas vai suspender vacinação contra febre aftosa em 2022

08/10/2021
Compartilhar

Há 49 minutos
Por Agência Amazonas

Estado decide suspender vacinação contra febre aftosa em novembro de 2022 para pleitear status sanitário em todo o território

FOTOS: Divulgação/Adaf

O Estado do Amazonas vai suspender a vacinação contra febre aftosa em novembro de 2022, nos 49 municípios onde a imunização ainda ocorre. Com isso, será possível pleitear para essas cidades o status sanitário nacional “livre de febre aftosa sem vacinação” em 2023, e o reconhecimento internacional desse status junto à Organização Mundial da saúde Animal (OIE) em 2024, antecipando em dois anos o cronograma previsto no Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa), do Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo, a suspensão da vacinação a partir de 2022 será um importante passo rumo ao status sanitário unificado no Amazonas.

“Estamos buscando antecipar a conquista desse status sanitário unificado no estado, que certamente abrirá muitas oportunidades para o setor agropecuário, como ampliação de mercado, refletindo na geração de empregos no campo e desenvolvimento para o Amazonas”, destacou.

As conquistas sanitárias viabilizam a criação de novas agroindústrias de produtos de origem animal, estimulam a realização de eventos agropecuários (feiras agropecuárias, leilões etc.), promovendo a geração de emprego e renda no interior do estado.

Atualmente, 13 municípios do sul do Amazonas, que integram o Bloco I do Pnefa, têm o status sanitário “livre de febre aftosa sem vacinação”. A suspensão da vacina será feita pelo Amazonas em conjunto com Pará, Roraima e Amapá. A decisão foi tomada por representantes dos quatro estados na reunião da Comissão de Coordenação dos Grupos Gestores (CCGE) do Bloco II do Pnefa, que ocorreu de forma virtual na quinta-feira (07/10).

A decisão de retirar a vacinação a partir de 2022 atende um pleito do setor produtivo do Amazonas, conforme afirma o presidente da Federação da agricultura e pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço.

“Precisamos ter um único status para todo o território, temos convicção que nosso serviço de defesa agropecuária está maduro. No Amazonas estamos fazendo a tarefa de casa, vamos buscar a retirada da vacina juntamente com nossos irmãos de outros estados e avançar juntos”, disse o gestor durante a reunião.

Avanços

O diretor do Departamento de saúde Animal e Insumos Pecuários do Mapa, Geraldo Moraes, esteve em Manaus na quarta-feira (06/10) para acompanhar a reunião da CCGE, quando constatou o aprimoramento e evolução do Serviço Veterinário Oficial (SVO) no Amazonas, o fortalecimento de medidas de prevenção e redução das vulnerabilidades, as parcerias público-privadas e a contribuição do Amazonas para tornar o Brasil livre de febre aftosa sem vacinação.

Participaram da reunião o superintendente federal da agricultura no Amazonas (SFA/AM), Guilherme Pessoa; e o auditor federal agropecuário da SFA/AM, Raphael Mattoso.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Estado do Amazonas, Manaus, Vacinação
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Geral

De mãos dadas com o coração: a força do comprometimento

03/09/2025
Geral

Análise da água – Nova ferramenta para detecção de metais pesados

03/09/2025
Geral

Pró-Saeb: 36 mil alunos de Manaus se preparam para o exame

03/09/2025
Geral

Cacau: Idam distribui 9,6 mil mudas em Lábrea

03/09/2025
Geral

FVS-RCP: Fortalecendo a Vigilância Sanitária no Amazonas

03/09/2025
Geral

#SouManaus Passo a Paço 2025 – Grande Festival em Manaus

02/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus