Nesse primeiro momento, a vacina contra Influenza será destinada a crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos; puérperas, gestantes e profissionais de saúde. A partir desta quarta-feira (07/04), as doses estarão disponíveis para retirada por parte dos municípios do estado mediante agendamento.
O Amazonas recebeu, nesta terça-feira (06/04), 231.600 doses de vacina contra a Influenza (gripe). A remessa, enviada pelo Ministério da Saúde (MS), será destinada aos 62 municípios do estado para a operacionalização da Campanha de Vacinação contra a Influenza, a ser realizada entre 12 de abril e 9 de julho e que tem como meta atingir 90% de cada um dos grupos prioritários elegidos pelo MS.
Importância da vacina
De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, é importante que as secretarias municipais de saúde se organizem para otimizar os recursos para a operacionalização da campanha de vacinação.
Os imunizantes estão armazenados em rede de frio na sede da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), na zona centro-sul de Manaus.
A coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS), Izabel Nascimento, apontou que, diante da pandemia de Covid-19, é necessário que os profissionais de saúde estejam atentos ao público que esteja apto para a vacinação contra influenza.
“A vacina contra a Influenza, assim como a Covid-19, é uma importante estratégia para evitar a doença. A imunização contra a Influenza continua sendo extremamente importante e deve ser mantida mesmo com a circulação do novo coronavírus”, afirmou.
Além disso, segundo Izabel, a aplicação das vacinas contra Influenza e contra Covid-19 deve respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as doses.
“Recomenda-se o adiamento da vacinação contra a influenza nas pessoas que apresentem sintomas gripais em geral e sintomas suspeitos para Covid-19. A recomendação é que a pessoa aguarde até a recuperação clínica total”, alertou a coordenadora do PNI/FVS.
Para a imunização contra Influenza, em todo o país, o MS elegeu os seguintes grupos prioritários: crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas; pessoas com 60 anos e mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; comorbidades; população privada de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas; funcionário do sistema de privação de liberdade; professores; forças de segurança e salvamento; forças armadas; pessoas com deficiência; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.
Campanha
A Campanha de Vacinação contra Influenza está prevista para ocorrer em etapas de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde (MS) e disponibilidade do insumo ao estado.
Em 2020, foram registrados no Amazonas 11 casos de Influenza B e nove casos de Influenza A. Em 2021, até o momento, não há registro de Influenza.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no PNI em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. Esta é a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para ocorrer no período de 12 de abril a 9 de julho de 2021.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-AM (92) 3182-8550 e 3182-8551. Contato telefônico do PNI/FVS-AM são (92) 2129-2500 e 2129-2502.
Referência
A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção de doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM).
———
Por Agência Amazonas
Foto: Girlene Medeiros/FVS-AM