O novo centro será exclusivo para o tratamento ambulatorial das lesões pré-cancerosas de colo de útero. A iniciativa contará com recursos estaduais da própria Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e de emendas parlamentares destacadas pelo deputado Ricardo Nicolau.
Há 2 horas
Por Agência Amazonas
Prevenção do Câncer de Colo de Útero. Foto: Larissa Cavalcante/SES-AMO secretário de Estado de Saúde, médico Anoar Samad, nesta sexta-feira (23/07), reuniu-se com a direção da Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCecon) e com o deputado Ricardo Nicolau para tratar sobre o projeto de construção do Centro Avançado de Prevenção do Câncer de Colo de Útero do Amazonas. O centro será construído em um terreno ao lado do hospital, que já pertence à FCecon.
“É um centro que vai salvar muitas vidas. Nós somos campeões de mortalidade por câncer de colo uterino, que tem uma cirurgia inicial para as lesões, que a gente chama de pré-cancerosas, e essas pequenas cirurgias podem ser feitas em nível ambulatorial com um giro muito grande. Então, você consegue operar muitas pacientes”, disse Dr. Anoar Samad, ao agradecer a parceria do deputado estadual Ricardo Nicolau no projeto.
O secretário destacou que o projeto será tocado com urgência e com a prioridade que requer o tratamento precoce do câncer de colo de uterino no Estado. Historicamente, este é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Estado.
Com a criação do centro, o número de procedimentos de conização – pequena cirurgia para a retirada de lesões em forma de cone no colo do útero – será ampliado no Estado, liberando as salas cirúrgicas da FCecon para as cirurgias oncológicas, conforme explicou o diretor da fundação.
“Agradeço aqui, de público, o deputado Ricardo Nicolau, que tem emendas liberadas para isso e ao governador também que está dando prioridade, entrando com a parte de mobiliário e equipamentos”, afirmou Dr. Anoar Samad.
Estrutura
Segundo a médica Mônica Bandeira, idealizadora do projeto, o centro será para uso exclusivo de conização e seguimento pós-cirúrgico, com quatro salas cirúrgicas, quatro consultórios de ginecologia e um anfiteatro para realização de cursos de aperfeiçoamento e habilitação de novos profissionais, para o tratamento de lesões precursoras do câncer de colo de uterino.
“O centro será um divisor de águas e chegará para mudar a história do câncer de colo de útero no Estado. Vamos reduzir o custo com o tratamento deste tipo de câncer com cirurgias e salvar muitas vidas”, ressaltou o mastologista Gerson Mourão.
Emendas
O deputado Ricardo Nicolau liberou duas emendas parlamentares, uma de R$ 2 milhões para construção e outra de R$ 1,2 milhão para aquisição de equipamentos, com a complementação de recursos próprios da SES-AM, por meio de equipamentos, mobiliários e materiais, que permitirão entregar à sociedade um centro de prevenção e tratamento do câncer.
“O prédio será para fazer conização. No Estado, só temos um local onde as mulheres podem fazer a conização, resolver a inflamação pré-maligna, que é na FCecon. O centro dará resolutividade no tratamento das lesões inflamatórias pré-malignas, intervindo na evolução da doença para câncer invasivo do colo do útero”, afirmou a gerente de ginecologia da FCecon.
“Acredito que esse centro vai trazer uma nova perspectiva e um novo caminho para evitar que as mulheres tenham câncer e venham a óbito. Então, esse centro vai fazer tanto a prevenção quanto a conização, que é um tratamento que evita o agravamento do câncer”, disse o parlamentar.