Psicólogo por formação e com especialização em dependência química, o vereador Allan (PSC), sugeriu ao Executivo Municipal, durante o pequeno expediente desta segunda-feira (01/3), que seja feito um convênio com o Instituto Novo Mundo, especializado em tratamento de pessoas com a dependência química, localizado na rodovia AM-010. “Nós precisamos de um espaço público para tratar os nossos jovem”, disse Allan, ao explicar que o Centro de Reabilitação de Dependência Química (CRDQ), administrado pelo governo do Estado, atende somente adultos.“A dependência química, é também uma pandemia. Quando a gente fala de violência, de assaltos, em sua grande parte está relacionada à dependência química, os usuários de drogas, que são pessoas portadoras de uma doença, e que precisam de um tratamento”, justificou o vereador.
O parlamentar reforçou que o Instituto Novo Mundo está com a parte física preservada, com quadras, piscinas, quartos, igreja, cozinha e auditório, bem como a parte clínica médico-odontológica parada. “Basta a vontade do poder público do Estado ou Município, para o instituto voltar a funcionar”, disse.
Ainda durante a sessão, Allan lamentou a morte da senhora Maria do Socorro Costa Rego de Albuquerque Dodô, conhecida como “dona Socorro Dodô”, que foi mais uma das vítimas da covid-19. Ela era esposa de Plácido Dodô, fundador e presidente do antigo Instituto Novo Mundo.
Mais de 10 mil jovens e adultos passaram pelo instituto, pessoas com problemas com álcool e drogas. “A dona Socorro tinha um carinho e uma atenção como se fossem os filhos dela. Então quero expressar os meus sentimentos a esses mais de 10 mil filhos da Socorro e do seu Plácido”.
Sem uso de máscara
Ainda durante a sessão plenária, o vereador Allan também se mostrou preocupado com a falta de consciência de algumas pessoas que evitam usar máscara e ainda fazem aglomerações. Ele contou que visitou alguns pontos da cidade e flagrou dezenas de pessoas sem utilizar as medidas de proteção contra a pandemia do novo coronavírus.
Ele ressaltou que visitou o bairro Braga Mendes, na zona Norte, no fim de semana, e viu muitas pessoas sem máscara trafegando pelas lojas no área comercial localizada na avenida Autaz Mirim.
“Muitas pessoas nas ruas, na frente das lojas, e quase todas sem máscara, por incrível que pareça. A pandemia bateu, hoje, na porta de quase todo mundo. Eu perdi um familiar, e quem não perdeu (parentes), perdeu alguém próximo”, disse Allan.
O vereador acrescentou que, ainda no fim de semana, percorreu a avenida Joaquim Nabuco, no Centro, e também constatou o desrespeito quanto a falta o uso da máscara de proteção e com várias aglomerações.
“Os bares estavam lotados e quase todo mundo sem máscara. Teve a primeira onda da pandemia, estamos na segunda e quem nos garante que não vamos ter a terceira?”, lamentou o vereador, que sugeriu a intensificação nas campanhas promovidas pelo pelos governos Federal, Estadual e Municipal, para o combate à covid-19, uma vez que o Estado soma a triste marca de 10.860 mortos pelo novo coronavírus no Amazonas (sendo 7.693) somente em Manaus, e um total de 316.088 casos confirmados do vírus, de acordo com a última atualização da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado.
“O que nos resta é a prevenção e se parte da população não tomar consciência, vamos, sim, ter a terceira onda”, concluiu Allan.
Texto: Jhonny Lima – Assessoria do vereador Allan (PSC)Foto: Robervaldo Rocha – Dircom /CMM