A convite do presidente Roberto Cidade (PV), deputados e servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), se reuniram na manhã desta segunda-feira (5) no miniplenário Cônego Azevedo, para participar de um Culto Ecumênico em celebração à Páscoa, comemorada pelos cristãos no último domingo (4).
O encontro religioso foi realizado de maneira híbrida, com transmissão pelo Facebook e TV Aleam, com o objetivo de evitar aglomeração no local e assim respeitar as orientações de distanciamento social em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.
Propondo um momento de reflexão sobre o significado desta data, o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, e o Pastor Glauber Moré, da Igreja Universal do Reino de Deus, foram os celebrantes. Dom Leonardo lembrou que a Páscoa é a data mais importante para os católicos, pois representa a vitória de Cristo sobre a morte. “A liturgia coloca a figura de Cristo como a luz que sobressai sobre as trevas e liberta a todos do pecado com a sua doação na cruz”.
O pastor Glauber disse que a Páscoa deste ano é um momento particular na história, com muitas famílias enlutadas pela perda de parentes e amigos vítimas da Covid-19, que já vitimou mais de 330 mil brasileiros. Moré fez um paralelo entre o momento atual e a passagem bíblica do livro de João, onde é dito que Maria Madalena chegou ao túmulo e o encontrou vazio.
“Jesus havia deixado a promessa que ressuscitaria ao terceiro dia”, disse o pastor, afirmando que devido aos compromissos do dia a dia, da rotina, “acabamos nos esquecendo da promessa de Deus”.
Para o pastor Glauber, Maria Madalena saiu da sua rotina, do seu mundo ao ir ao túmulo buscar respostas, e, lá chegando, não encontrou o óbvio, que seria o corpo de Jesus, mas o túmulo vazio e então teve que entender o “vazio”.
“Neste momento, milhares de famílias enfrentam o vazio da presença física de seus entes queridos, mas precisamos, juntos, perceber a presença de Deus em nossas vidas e o que ele quer de nós”, disse, finalizando que “é preciso que saiamos de nossas zonas de conforto e juntos assumirmos o compromisso, cada um fazer a sua parte, e assim possamos vencer a pandemia”.
Um momento de grande emoção foi quando os celebrantes comandaram a Oração do Servidor Público e lembraram de todos os servidores do Poder Legislativo, ativos e inativos, que faleceram.
“Meu desejo é que o renascimento de Jesus fortaleça nossa fé, e permita que juntos possamos vencer essa pandemia”, declarou o presidente Roberto Cidade.
Abaixo os nomes dos servidores da Aleam que perderam suas vidas nessa pandemia e foram homenageados na celebração desta manhã:
Afonso da Silva Júnior
Alexandre de Souza Cruz Silva
Arabete Carmo Soares
Argemiro do Rosário Moraes
Antônio Rodrigues da Silva
Carlos Condera
Cirene de Araújo Marques
Dair Lopes de Oliveira
Elisa Brandão Lima
Emanuel de Jesus do Nascimento
Eusamir Marques Martins
Ewerton Souza Cruz
Fernanda Rodrigues de Araújo
Francisco Ferreira da Silva
Francisco Avelino da Silva
Fuad José Seffair
Francisco Maurindo M. de Souza
Jackson Braga
José Belo Ferreira
José Henrique Novo Pereira
José Jesus Meireles de Q. Costa
José Ribamar dos Santos
Jucilene da Silva de Lima
Kleber Marques Paiva
Maria do Perpétuo Socorro T. Barbosa
Maria do Perpétuo Socorro Simão
Marco Aurélio Almeida Bader
Maria Selma Nepomuceno Gomes
Milene Oliveira da Silva
Mussa Abrahim Neto
Orleans Murilo
Oscar Marques de Lima Júnior
Oswaldo Cruz da Silva
Raimundo Pereira Barbosa
Ranoldo Arouca
Ricardo Esteves Desidere
Rui Craveiro Pinto
Sebastião Borges Ramos
Tília Santiago Neves
Therezinha de Jesus S. de Araújo
Walter da Silva Nunes
Wandson Wesley Castro da Silva
Willian Taveira Campêlo.
Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Evandro Seixas