Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Aleam aprova “Lei do Gás” e proposta de reposicionamento de comissários de polícia
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Política

Aleam aprova “Lei do Gás” e proposta de reposicionamento de comissários de polícia

10/03/2021
Compartilhar

 Uma pauta com 14 matérias e extra pauta com mais três itens foram aprovadas na sessão ordinária desta quarta-feira (10) da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Os destaques da votação foram os Projetos de Lei (PL) nº 75/2021 e 108/2021, oriundos de Mensagens Governamentais, que tratam, respectivamente, do remanejamento de vagas de delegados da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para reposicionamento no cargo de comissários de polícia; e a abertura da exploração de gás natural no Estado.
O presidente Roberto Cidade (PV) iniciou a ordem do dia com os debates sobre a Mensagem enviada pelo governador Wilson Lima (PSC) ao Parlamento Estadual propondo o remanejamento de 124 vagas da classe inicial de delegado para reposicionamento no cargo de comissário de polícia – classe única. O projeto indica também que essas vagas de delegados que serão desocupadas, posteriormente deverão ser realocadas para a classe inicial de provimento efetivo por delegados da PC-AM e cria atribuições para o cargo de comissário. O cargo de comissário será extinto, gradativamente, em razão de aposentadoria, exoneração, demissão, morte ou outro motivo legal.
O deputado Delegado Péricles, relator da matéria e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Aleam (CCJR/Aleam), informou que a indicação do Executivo atende o determinado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3.415/2015, que transitou em julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) e considerou ilegal a Lei Estadual nº 2.917/2004 que transformou os 124 cargos de comissários em cargos de delegados.
O PL nº 75/2021 foi aprovado por unanimidade, e, na fase de discussão da matéria o deputado Dermilson Chagas (Podemos) lembrou que a Constituição Federal de 1988 determina que a nomeação para cargo de carreira de provimento efetivo está diretamente ligada à aprovação em concurso público. Por isso, destacou ser favorável à matéria que resolve uma situação irregular criada no passado.
Também à favor ao projeto, o deputado Wilker Barreto (Podemos) mostrou preocupação com a situação previdenciária dos envolvidos. O parlamentar lembrou que há quase 20 anos os comissários vêm contribuindo para o Fundo Previdenciário com base nos vencimentos do cargo de delegado, e agora esse valor será reduzido. “Como ficará isso no momento da aposentadoria?”, questionou. Em resposta, a deputada Alessandra Campêlo (MDB), afirmou que, neste primeiro momento não era possível apresentar uma proposta de lei sobre esse tema, o que poderá ocorrer apenas após a aprovação e sanção da lei aprovada nesta quarta-feira.

“Lei do Gás”

Outro destaque foi a aprovação do PL nº 108/2021, a chamada “Lei do Gás”, que permite a quebra do monopólio da exploração do gás natural no Estado. A matéria foi aprovada, tendo à abstenção de voto do deputado Wilker Barreto (Podemos).
O deputado Josué Neto (Patriota) celebrou a aprovação da proposta e afirmou que a medida irá gerar “48 mil novos empregos na cadeia produtiva, nos próximos 10 anos”. Neto afirmou que a informação consta em pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Ele lembrou ainda que, em 2020, a Assembleia Legislativa chegou a votar e aprovar o PL nº 153/2020, de sua autoria, regulando o livre comércio do gás natural, mas que a proposta, porém, foi vetada pelo Executivo sob alegação de vício de iniciativa.
Para o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV),  a aprovação dessa lei, além de quebrar o monopólio, ainda vai gerar emprego e renda para aproximadamente 20 municípios do interior. “Num momento como esse, estamos dando a resposta que a população quer: mais oportunidades, empregos e possibilidades de crescimento pro nosso Estado”, disse.

Conselho de Cultura

A criação do Conselho Estadual de Cultura também foi aprovada na ordem do dia desta quarta-feira. O PL nº 92/2021, originário de Mensagem Governamental nº 12/2021, foi aprovado por unanimidade e tem por objetivo propor a formulação de políticas púbicas com finalidade de promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada.

Diretoria de Comunicação da Aleam
Foto: Danilo Mello

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo, Delegado Péricles, Dermilson Chagas, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Josué Neto, Polícia, Polícia Civil, Roberto Cidade, Wilker Barreto
Redação Informe Manaus 10/03/2021 10/03/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Eleições 2024Política

David Almeida vence o 2º turno, confirma Quaest/Rede Amazônica

20/10/2024
Eleições 2024Política

David Almeida dobra vantagem sobre o segundo colocado, diz pesquisa QUAEST TV Globo

16/09/2024

Preferência de manauaras por gestão David Almeida cresce à medida que eleições se aproximam

05/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida anuncia setembro de inaugurações em Manaus

01/09/2024
Eleições 2024Política

David Almeida abre 20 pontos de vantagem e dispara na corrida pela Prefeitura de Manaus

26/08/2024
Governo do AmazonasPolítica

No Dia Mundial do Teatro, FUnATI apresenta espetáculo ‘Paixão de Cristo’ no Teatro Gebes Medeiros

28/03/2024
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus