“A maioria das associações não tem recurso próprio, por esse motivo, elas dependem de programas governamentais. Então, esse projeto vem para fomentar a atividade das duas iniciativas que são credenciadas nos programas da Agência de Desenvolvimento Sustentável”, explicou a gerente da ADS, Priscila Adriano.
Com apoio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), a Associação dos Moradores do Rio Unini (Amoru), do município de Barcelos, e a Associação Comunitária do Angelin, da cidade de Novo Airão, foram contempladas, nesta segunda-feira (02/08), com recursos disponibilizados pelo edital 001/2020, publicado pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), que visa fomentar a produção rural no estado e levar incentivo para municípios.
Importância
A gerente Priscilla Adriano relatou a importância do fomento. “A gente nem consegue mensurar a importância dessa iniciativa do governo, os produtores são pessoas simples, que sempre precisam dessa ajuda e, agora, com o Governador Wilson Lima nos proporcionando isso, fica muito melhor para produzir”, disse.
A iniciativa beneficiará cerca de 120 famílias. No total, são 70 famílias da associação de Novo Airão, que adquiriram o recurso para a aquisição de equipamentos para uma nova casa de farinha. E a associação localizada no município de Barcelos, que beneficiará um total de 50 famílias, com implementos direcionados para as atividades de beneficiamento da castanha. Cada iniciativa foi contemplada com aproximadamente R $150 mil em recursos.
Incentivo
Ao todo, foram aprovados 81 projetos de 48 municípios do Amazonas. Por prevenção à Covid-19, a assinatura dos termos foi dividida em duas etapas, sendo a primeira realizada na manhã desta segunda-feira, que contemplou 32 projetos, e a segunda etapa, que está prevista para acontecer pelas próximas semanas, de acordo com informações da FPS.
Os produtores rurais das duas associações contempladas fazem parte dos programas desenvolvidos pela ADS.
———
Por Agência Amazonas
Foto: Tácio Melo/Secom