No estabelecimento foram encontrados ingredientes vencidos que fazem parte da composição do produto, como frango, suínos e salmão. Visando assegurar a inocuidade do produto, integridade à saúde pública e resguardar os interesses do consumidor, a Adaf interditou o estabelecimento e apreendeu os produtos. O proprietário ficou como fiel depositário e tem 30 dias para a defesa de auto de infração e 15 dias para apresentar o plano de ação para garantir a segurança sanitária e destinação dos produtos apreendidos.
Há 7 minutos
Por Agência Amazonas
100 quilos de produtos de origem animal irregulares. Foto: Divulgação AdafA Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu, na segunda-feira (28/06), 132 quilos de produtos defumados de origem animal, no bairro Lírio do Vale 2, localizado na zona oeste da capital. O estabelecimento responsável pelos produtos está com o registro do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) vencido, possui pendências estruturais e de equipamentos e não apresentou controle sanitário referente ao processo produtivo.
De acordo com o gerente de inspeção do órgão, Ramerson Ferreira, a unidade de beneficiamento atuava com o SIE vencido e outras pendências junto à agência. “É de suma importância que o estabelecimento esteja dentro das normas para que possa garantir a segurança alimentar e evitar danos à saúde pública”.
A apreensão foi realizada pela equipe da gerência de inspeção da Adaf, composta por um médico veterinário, auxiliar de fiscalização agropecuária e um técnico de fiscalização agropecuária.
Qualquer pessoa pode denunciar irregularidades referentes a produtos de origem animal pelo AdafOuv, no (92) 99380-9174 (ligação e WhatsApp).
A Adaf alerta que a certificação dos estabelecimentos garante os padrões higiênicos-sanitários para a produção e comercialização dos produtos de origem animal. Qualquer produto de origem animal que esteja armazenado de forma irregular, pode causar alto risco de infecção alimentar ou até mesmo um dano irreversível.