Com a proposta de incentivar e desenvolver oportunidades para a categoria, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), destaca algumas das ações que estão sendo executadas na gestão do prefeito David Almeida, na data em que se comemora o Dia do Empreendedor, nesta terça-feira, 5/10.
Uma programação especial para o mês de outubro foi elaborada pelo órgão, a fim de intensificar as ações voltadas aos empreendedores, que foram uma das categorias mais afetadas pela pandemia da Covid-19. Desde a última sexta-feira, dia 1º, inúmeras atividades foram promovidas, como a Feira de Artesanato Itinerante na Secretaria Municipal de Educação (Semed), oficinas, palestras, workshop e o lançamento do edital “Qualificar é o caminho certo para empregar”.
“Seguindo as orientações do prefeito David Almeida, estamos trabalhando para auxiliar e potencializar a cultura do empreendedorismo em Manaus, com várias ações, que com certeza trarão benefícios, tanto para os empreendedores quanto para a população manauense e a economia da cidade”, observa o secretário da Semtepi, Radyr Júnior.
Além destas, desde o início do ano a Semtepi vem buscando parcerias e possibilidades de fomentar a atuação da categoria de diversas formas.
Outras ações irão acontecer no decorrer do mês como o curso de empreendedorismo para feiras e mercados, a maratona “Manaus Visão Hack Experience”, a palestra “Como impulsionar sua carreira na era digital?”, o workshop “Jornada de investimentos para startups” e demais atividades previstas.
Um dos primeiros projetos desenvolvidos na atual gestão foi o “Auxílio Empreendedor”, que atendeu seis mil empreendedores, formais e informais, afetados financeiramente por causa da pandemia de Covid-19. Uma parcela única de R$ 300 foi disponibilizada com o objetivo de auxiliá-los a manter o próprio negócio.
Auxílio Empreendedor
Salto: Aceleradora de MEIs
O “Salto: Aceleradora de MEIs” é um programa que está sendo executado pela Semtepi, com recursos do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), em parceria com a Impact Hub. O objetivo é proporcionar, em três meses, o crescimento da atuação do microempreendedor individual, proporcionando aumento de clientes, incremento de renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia na região.
Aproximadamente 350 inscritos buscam aprender a lidar com os desafios e aumentar as chances de impulsionar o próprio negócio. O evento conta com a formação de quatro turmas participantes. Outros eventos como o apoio ao workshop e lançamento do aplicativo de mobilidade urbana Lady Driver, e ao curso Jornada Empreendedora para venezuelanas da ONG Hermanitos, também foram ações organizadas para incentivar o empreendedorismo.
Não há como falar de empreendedorismo sem frisar a qualificação e a capacitação e, para isso, as atividades oferecidas pela Semtepi, por meio do Departamento de Qualificação Profissional (DQP) também entram nos destaques com mais de 3 mil qualificações realizadas de janeiro até setembro deste ano, para aumentar ainda mais as chances de um empreendedor capacitado obter reconhecimento de sua propriedade e possui lugar de destaque no mercado de trabalho.
Qualificação Empreendedora
Feiras de Artesanato
Há de se ressaltar o quantitativo de 381 oportunidades de exposição e comercialização de produtos artesanais, com o faturamento de aproximadamente R$ 70 mil.
Já o Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc), em parceria com 14 empresas, realizou ao menos 20 Feiras de Artesanato Itinerantes desde o início deste ano. As exposições são voltadas para fins lucrativos e sociais com foco nas vendas de artigos dos artesãos, que se inscreveram e foram selecionados para participar dessas ações. Ao todo, são mais de 700 artesãos cadastrados no sistema que agrega um conjunto de oportunidades, para valorizar cada vez mais a participação dessa categoria na sociedade.
Data
No Brasil, a data foi escolhida em homenagem à lei nº 9.841/1999, que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O país está em 7º lugar em taxa total de empreendedorismo no mundo.
———
Texto – Divulgação / Semtepi