Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Abrigo Emergencial para a população de rua completa três meses proporcionando novas perspectivas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Sejusc

Abrigo Emergencial para a população de rua completa três meses proporcionando novas perspectivas

25/05/2021
Compartilhar

O Abrigo Emergencial Temporário, voltado à população em situação de rua, completa três meses de atividades nesta terça-feira (25/05). Inaugurado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o espaço foi criado para proteger esse público durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Funcionando 24 horas, o local conta atualmente com 81 pessoas acolhidas. Todas entraram de forma voluntária após passar por triagem médica e social. Ao todo, 176 chegaram a ficar abrigados no decorrer dos três meses de atividades. Desses, 83 deixaram o local; cinco retornaram para as famílias, após ação da equipe social; seis foram reinseridos no mercado de trabalho e saíram da situação de rua; e um retornou para o município de origem.

De acordo com a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, desde que assumiu a pasta, em janeiro deste ano, o governador Wilson Lima determinou como prioridade proteger os públicos em risco social.

“O governador Wilson Lima vem mostrando o comprometimento com a população que mais necessita durante toda gestão. No abrigo, essas pessoas contam com a estrutura do Governo e com o trabalho de OSCs [Organizações da Sociedade Civil] parceiras. Estamos conseguindo ajudá-los com cursos profissionalizantes, palestras, atividades sociais, culturais, entre outras. O Governo está fazendo a diferença na vida deles”, disse a gestora.

Linha de frente 

O gerente de Políticas à População em Situação de Rua da Sejusc, Edney de Souza, explicou que, ao longo dos 90 dias, as equipes técnicas vêm realizando atendimentos básicos e essenciais para essa população que conta com várias demandas, como pendências de documentação civil e acompanhamento médico.

“Nós conseguimos atender mais de 170 pessoas ao longo desses três meses. Alguns voltaram [para as ruas], outro retornou ao município de origem, outros voltaram à convivência familiar, outros foram encaminhados para um novo trabalho. Fizemos o cadastro no Sine [Sistema Nacional de Emprego] com mais de 40 deles; também no Cadastro Único [CadÚnico] para programas sociais, com mais da metade desse público; solicitamos e conseguimos obter a documentação civil dos acolhidos”, relembrou Edney.

Parceiros 

Os trabalhos no Abrigo Emergencial contam com o apoio de secretarias estaduais e municipais, além de OSCs que desenvolvem atividades há anos com o público em situação de rua.

Do Estado, além da Sejusc, o espaço conta com os serviços das secretarias de Assistência Social (Seas); de Saúde (SES-AM); de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); de Cultura e Economia Criativa; e Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp); além do Centro de Educação e Tecnologia do Amazonas (Cetam) e da Defensoria Pública do Amazonas. Do município, o abrigo tem apoio da secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc); e de Saúde (Semsa).

As OSCs parceiras são Comunidade Católica Nova e Eterna Aliança, Desafio Jovem de Manaus, Centro de Formação Vida Alegre, Movidos pelo Amor e Nacer. Também conta com ação do Serviço Social do Comércio (Sesc/AM).

Mais detalhes 

O Abrigo Emergencial tem capacidade para até 150 pessoas, seguindo todas as especificações e protocolos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde e por organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O abrigo conta com dez estruturas de tendas, abrangendo 800m², tendo dormitórios masculino, feminino e família; refeitórios; vestiários e banheiros químicos e para banho; além de espaço destinado ao asseio de roupas e pertences individuais.

———

Por Agência Amazonas

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Economia, Educação, Empreendedorismo, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Manaus
Redação Informe Manaus 25/05/2021 25/05/2021
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

MancheteSejusc

Jogos Internos mobilizam adolescentes dos Centros Socioeducativos de Manaus

27/06/2022
DestaqueSejusc

Seminário para Gestores e Conselheiros Estaduais de Promoção da Igualdade Racial é realizado em Manaus

08/06/2022
MancheteSejusc

Sejusc promove palestra sobre ansiedade e depressão em escola da rede estadual de ensino

24/05/2022
DestaqueSejusc

Lei estadual proíbe permanência de adultos em espaços destinados ao público infantil

23/05/2022
DestaqueSejusc

Lei do Minuto Seguinte é lançada nos hospitais de Manaus

17/05/2022
DestaqueSejusc

Sejusc promove Esquenta da 22ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ no domingo (1º/05)

27/04/2022
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus