Em pronunciamento, na manhã desta terça-feira (9), o deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos) relatou a situação enfrentada pela população com a cheia nos municípios da Calha do Juruá e do Purus. No último final de semana, o parlamentar foi in loco verificar a situação de Eirunepé (distante 1,1 mil km de Manaus em linha reta) e Envira (1,2 mil km).
De acordo com o deputado, 45% de Eirunepé está submerso. Segundo informações da Prefeitura, o nível do rio avança de 10 a 15 centímetros, por dia. Situação que preocupa as autoridades do município, uma vez que a previsão é de que o período de cheia ainda perdure por, pelo menos, mais 30 dias. “Conversamos com moradores de 80, 85 anos que relataram nunca ter visto uma cheia como a desse ano”, enfatizou.
O deputado também informou que acompanhou uma ação da Prefeitura de Eirunepé, onde 1,5 mil cestas básicas foram entregues para as famílias eirunepeenses. Fraxe reconheceu o esforço feito pelo prefeito Raylan Barroso (DEM) e pelo Governo do Estado, que anunciou nessa segunda-feira (8) um pacote de medidas para os municípios afetados pela cheia. O parlamentar fez um apelo para que o Poder Público dê celeridade às ações, para minimizar o sofrimento enfrentado pela população.
Fraxe também visitou o município de Envira, a pedido do vereador Dinho (PSC), que o acompanhou juntamente com o prefeito Ruan Mattos (PL) e vice Carlos Lira (PSL). No local, o nível do rio já está baixando, mas segundo o deputado a situação ainda é preocupante, por conta do surgimento de doenças em razão da descida das águas. “É importante hoje que cada deputado possa colaborar para ajudar os municípios a superarem os impactos dessa cheia que está realmente diferente dos outros anos”, finalizou.
Gabinete do Deputado Abdala Fraxe (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Renata Fonseca (92) 98117-9264 / 3183-4435
Foto: Ronaldo Siqueira