Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Wilson Lima acompanha preparação de ala indígena no Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Wilson Lima acompanha preparação de ala indígena no Hospital de Combate à Covid-19, na Nilton Lins

22/05/2020
Compartilhar

O governador Wilson Lima esteve no Hospital de Combate à Covid-19 (Nilton Lins), nesta sexta-feira (22/05), para receber novos respiradores enviados pelo Governo Federal, que vão possibilitar a abertura de uma ala exclusiva para pacientes indígenas. O apoio é resultado da articulação com a Secretaria Especial de saúde Indígena (Sesai), ligada ao Ministério da saúde, que optou por usar uma estrutura já equipada pelo Governo do Estado para o atendimento aos povos tradicionais em Manaus.
 Com a chegada dos respiradores, o Hospital de Combate passa a disponibilizar 33 leitos clínicos e 15 de alta complexidade (10 de UTI e cinco semi-intensivos) para indígenas, aumentando para 143 o número total de leitos oferecidos na unidade.
 “Esse é um momento de UNIÃO entre o Governo Federal, governo estadual e municípios para que a gente possa atender sobretudo nossos irmãos do interior, que nesse momento estão sendo acometidos de Covid-19. Há uma preocupação muito grande com relação aos indígenas, e esse é um espaço que vem atender à necessidade desses povos”, disse o governador.
De acordo com Wilson Lima, técnicos ainda farão a calibragem dos equipamentos para que os leitos possam ser montados e abertos. Na próxima semana, o ministro interino da saúde, Eduardo Pazuello, virá a Manaus para alinhar as estratégias de funcionamento da ala indígena do hospital.
“Nos próximos dias o general Pazuello estará aqui, juntamente com sua equipe, para acertar os detalhes para a inauguração dessa unidade. Nós vamos disponibilizar uma ala para a montagem desses leitos. Começamos a montar agora no fim de semana, nosso pessoal já vai trabalhar aqui na questão da sinalização, da calibração desses respiradores e em outras providências que são necessárias para começar a funcionar”, informou o governador.

Parceria – Segundo a secretária de Estado de saúde, Simone Papaiz, a abertura da nova ala no Hospital de Combate à Covid-19 é consequência do planejamento dos governos federal e estadual para qualificar a assistência aos povos indígenas do Amazonas durante a pandemia.

Inicialmente, o Ministério da saúde anunciou que montaria um hospital de campanha em Manaus com essa finalidade. Após a visita do então ministro Nelson Teich ao Hospital de Combate na Nilton Lins, no dia 4 de maio, a equipe do Governo Federal começou a estudar a viabilidade de uma cooperação com o Estado para uso da unidade, que possui estrutura completa.

“O Governo Federal optou por utilizar uma estrutura já existente do Governo do Estado para oferecer o atendimento de média e alta complexidade aos indígenas. Por conta disso, estamos otimizando recursos, unindo forças e providenciando o que já era esperado em termos de estrutura aqui para essa unidade. Essa integralidade entre as esferas de governo tem que ser fortalecida, e é isso que está acontecendo”, comentou Simone.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Estado do Amazonas, Governador Wilson Lima, Governo do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Saúde do Trabalhador: FVS-RCP promove capacitação e reforça prevenção em Atalaia do Norte

23/10/2025
Governo do Amazonas

SES-AM divulga horário de funcionamento das unidades de saúde durante o feriado e ponto facultativo

23/10/2025
Governo do Amazonas

UEA inicia aplicação das provas do SIS e Vestibular 2025, em todo o Amazonas, neste domingo (26/10)

23/10/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais para a população durante feriado do aniversário de Manaus e ponto facultativo do dia do servidor público

23/10/2025

Rumo Certo: Secretaria de Educação inicia coleta de dados para criação de um mapa de risco da evasão escolar

23/10/2025
Governo do Amazonas

Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez a Manaus com oficinas formativas e entrada gratuita

23/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus