Com Manaus sendo uma das principais cidades do Brasil com alta incidência da Covid-19, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) propôs, em forma de Requerimento ao Governo do Amazonas, que a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) possa abrir crédito para que as cooperativas de costureiras e associações comunitárias produzam máscaras de tecido para combater o coronavírus, vírus causador da Covid-19. A solicitação ocorreu por meio da Sessão virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada na manhã desta quinta-feira (16).
Na opinião do oposicionista, com poucas máscaras sendo comercializadas na cidade e com a produção parada, o apoio e a valorização por parte do Governo vão ajudar o setor e também a população que busca diariamente pelo item.
“É válido que a Afeam abra as linhas de crédito a juros zero para que as cooperativas de costureiras possam fabricar esse material para comercializar na praça. Acredito que nós temos que abrir todas as linhas de recursos para que a população possa ter acesso a este material. E a Afeam tem recursos para isso”, explicou.
Recomendação
Desde o início de abril, o Ministério da Saúde, seguindo a recomendação Organização Mundial da Saúde (OMS), autorizou os estados a utilizarem as máscaras caseiras no combate à propagação do coronavírus no país. A falta no mercado do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a produção escassa incentivaram a confecção de máscaras de pano.
“O momento é de união. Só temos que incentivar a todas as pessoas que estão fazendo essas máscaras. Temos que encontrar meios para prevenir o contágio. Todos os deputados estão unidos para que as costureiras possam produzir, ganhar o dinheiro delas e também ajudar os amazonenses”, afirmou.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Danilo Mello / Aleam