Em Sessão Ordinária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) desta quinta-feira (21), o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) voltou a cobrar da liderança do Governo na Casa informações sobre as ações concretas do Executivo para o socorro da economia durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, no Estado. Em seu discurso, o parlamentar criticou a falta de respostas do Executivo sobre seus questionamentos feitos no Parlamento e pediu informações sobre a situação do atendimento das demais unidades de saúde no Amazonas diante do atual cenário da doença.
“Desde o primeiro dia de Sessão online, todos os meus questionamentos que fiz para a liderança do governo não foram respondidos. Aliás, 80% delas não tem resposta. O povo do Amazonas quer saber como está o socorro da economia, como é que estão as outras unidades hospitalares como o FCecon, o Francisca Mendes, lá também tem irmãos lutando pela vida. Não podemos baixar a guarda por conta da Covid”, disse o deputado.
Barreto ponderou, também, sobre como estão as ações do Governo para o enfrentamento da Covid-19 nos municípios do interior do Estado, já que o número de casos confirmados da doença superou os dados registrados na capital Manaus. De acordo com o boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) da última quarta-feira (20), agora são 11.081 contaminados em 59 cidades do interior (50,07%), contra 11.051 em Manaus (49,93%), totalizando 22.132 pessoas infectadas pela doença em todo o Estado.
“Já apresentei um requerimento convidando o secretário da saúde no interior para que possamos discutir ações concretas do governo para os interioranos. Estou muito preocupado porque se a doença já fez um estrago aqui em Manaus, que dispõe de mais estrutura, imagina para o nosso interior que está entregue à própria sorte”, alertou Wilker.
Outro ponto levantado por Wilker na Sessão foi sobre a inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) em contratos, empenhos e pagamentos feitos na Secretaria de Estado de Saúde (Susam), realizada na semana passada. Após a conselheira Yara Lins dar um prazo de 15 dias para a pasta responder os questionamentos da vistoria, o parlamentar afirmou que irá enviar um ofício solicitando que o relatório da inspeção seja compartilhado com a Aleam.
“Vou formalizar um ofício para que o TCE envie à Aleam sobre essa inspeção na Susam. Esta Casa também é órgão de controle, nós fomos fiscais do povo e precisamos compartilhar essas informações com os deputados e o povo amazonense”, explicou Wilker.
Secretários de Saúde
Ainda nesta quinta-feira, o parlamentar cobrou posicionamento da Casa sobre o documento enviado à Comissão de Saúde que convida para ir à Aleam o secretário Executivo Adjunto de Atenção Especializada da Capital da Susam, Ítalo Valle Cortez, e o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Marcelo Magaldi Alves, para fins de esclarecimentos quanto às estratégias adotadas e a serem propagadas no Amazonas, nesta crise da Covid-19, haja vista o desenvolvimento de forma exponencial e acelerado no número de casos confirmados e óbitos.
Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)
Texto: Assessoria do Deputado
Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653
Nathalia Silveira (92) 98157-3351
Gabinete (92) 3183-4324
Foto: Alberto César Araújo / Aleam