Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) discutiram ações de prevenção ao suicídio, nesta quarta-feira (19/2), durante o pequeno expediente, no plenário Adriano Jorge. Segundo dados apresentados pelo vereador Elias Emanuel (PSDB), o Brasil apresenta uma estatística de que 31 pessoas cometem suicídios todos os dias e também de que em 60% dos casos de depressão, as pessoas cometem automutilação.
“O suicídio é conseqüência de uma doença grave, que começa com ansiedade, progride para depressão e vai até o aniquilamento da vida. Essa doença não tem cor, raça, classe social, atinge a todos, cristãos, umbandistas, espíritas, judeus. É o mal do século”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Joelson Silva (PSDB) destacou os cuidados que familiares e amigos devem ter em relação as pessoas que apresentam sintomas de depressão. “Todos nós estamos sujeitos a essa terrível enfermidade que vem assolando as pessoas e é de difícil entendimento. Nós temos hoje uma rede de Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no município, eu acredito que isso pode ser estendido. Esse é o mal do século, são as doenças que atingem o sistema psicológico”, alertou.
Marcel Alexandre (PHS) destacou que o apoio de um psicólogo é fundamental. “Se você não está legal, abra a boca e seu coração, vai ter sempre alguém disposto a ajudar. Existem profissionais que tem a ‘obrigação’ de ouvir e guardar segredo, os terapeutas. Todos nós devemos pensar sobe a vida e nossa saúde mental”, enfatizou.
O vereador Dante (PSDB) ressaltou que ao se falar em saúde, pode ser comum pensar somente no aspecto físico e esquecer o lado emocional. Ele disse, que a saúde mental também precisa de atenção e cuidados e que procurar o apoio de um psicólogo é extremamente importante. “Já acompanhei pessoas que passaram por essa dificuldade. Não foi a toa que uma das minhas emendas foi destinada para a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para tratar desses temas transversais”, afirmou.
Os vereadores Isaac Tayah (DC), Raulzinho (Democratas), Mirtes Salles (PL), Bessa (SD), Marcel Alexandre (PHS) e o professor Samuel também compartilham da opinião dos demais vereadores, de que é preciso haver uma política de prevenção ao suicídio.
Minuto de silêncio
Os vereadores de Manaus fizeram um minuto de silêncio, em solidariedade aos familiares do jornalista Cristiano Góes.
Com mais de 20 anos de profissão, Cristiano Góes atuou em diversos veículos de comunicação televisiva, entre eles as TVs Cultura, Band e Amazonas, nos quais foi repórter, apresentador e produtor executivo, dedicando-se, atualmente, em assessoria empresarial e outros projetos individuais.
O presidente da CMM, Joelson Silva, lamentou a morte do jornalista. “Fica aqui o nosso sentimento de tristeza. Todos nós conhecíamos o Cristiano, então mais uma vez eu quero prestar os meus sentimentos a família”, expressou.
Marcel Alexandre (PHS) lamentou a morte do jornalista e destacou seu lado profissional e pessoal. “Cristiano era uma pessoa incrível, equilibrado, de conversa boa. O acontecido pegou todos de surpresa. Eu estava acostumado a viver com o Cristiano com boas mensagens, você nunca encontrava ele falando algo negativo ou se lamentando”, ressaltou.
O vereador Elias Emanuel lembrou que os dois trabalharam juntos na Rede Amazônica e destacou o jornalismo de excelência exercido pelo jornalista. “Meu coração está partido com a perda do Cristiano. Ele deixa um vácuo na imprensa local”, salientou.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Vereadores discutem ações de prevenção ao suicídio durante pequeno expediente na Câmara apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.