O vereador William Abreu (PTB) criticou a exclusão dos governadores do Conselho da Amazônia Legal, no discurso realizado no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (12/22).
Abreu destacou o fato de o presidente Jair Bolsonaro assinar na terça-feira (11/2), em cerimônia do Palácio do Planalto, decreto para transferir o Conselho Nacional da Amazônia Legal do Ministério do Ambiente para a Vice-presidência, frisando que os governadores não integrarão o conselho.
“Quero falar dessa polarização burra, desnecessária. Se criticar sou esquerdista, se falar bem sou de direita, a crítica que farei não se trata disso. Agora não tenho como não opinar sobre esta exclusão dos governadores da Amazônia. Houve falha do governo federal em não dá voz a essa “caixa de ressonância” que são os governadores de estado. É claro que na maioria das reuniões, o governador não vai, mas certamente indicaria alguém que conhece a nossa realidade,” concluiu.
Segundo o decreto, o conselho será liderado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e contará com 14 ministros do Governo Federal. Segundo o texto do decreto, os governadores da Amazônia Legal não integram o conselho.
O vereador lembrou que na composição anterior, conforme decreto de 1995, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os vereadores eram parte integrante do referido Conselho.
Texto Michelle Cristyan – Assessoria do vereador William Abreu
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Vereador William Abreu critica exclusão de governadores do Conselho da Amazônia Legal apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.