A Câmara Municipal de Manaus (CMM), homenageou com Medalha de Ouro Rodolpho Valle, os professores de bandas marciais e fanfarras, Sidinei da Silva Rosa e Ênio Wanderley Prieto, durante sessão solene, realizada nesta quinta-feira (17), no plenário Adriano Jorge, da Câmara Municipal de Manaus. A medalha foi proposta pelo vereador Márisson Roger (PP).
Na ocasião, o vereador Márisson Roger ressalta a importância do segmento da música dentro das escolas. Ele ainda destaca que, as bandas e fanfarras nascem por meio de disciplinas e honras aplicadas pelos professores e instrutores dentro das escolas. “É importante sim homenagear esses instrutores, professores e músicos que contribuem com o crescimento desse segmento, que é a música”, enfatiza.
Ênio Prieto, um dos homenageados, que é Bacharel em Regência, pós-graduando em Ensino de Artes, atualmente regente titular da Orquestra de Repertório Popular e professor de saxofone, exercendo ambas as atividades no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, destaca a importância dos professores e instrutores nas escolas. “O artista é um profissional de fé, a gente caminha muito nessa atividade tendo que se dedicar muito, estudar exaustivamente a teoria, os instrumentos musicais para trabalhar e repassar todo esse aprendizado”, afirma.
Além das medalhas, foram entregues placas de honra ao mérito para os professores e instrutores José Arimatéia Souza Silva e Rosivaldo Nascimento Silva, e os certificados de honra ao mérito aos músicos e coreógrafos.
O alagoano Rosivaldo Silva, 54, chegou em Manaus em 02 de abril de 1986, e já participou de várias fanfarras, entre elas a do Colégio Amazonense Dom Pedro II e a Escola Estadual Solon de Lucena. Ele lembrou emocionado de sua trajetória, destacando a importância que as fanfarras exercem na função de inclusão social, permitindo afastar crianças e jovens da marginalidade social.
“Eu passei por muitas escolas, acho que eu tinha uma diferença, sempre fui bastante empenhado e gosto de fazer o melhor. Já passei por poucas e boas, mas hoje temos um representante neste parlamento que reconhece a importância das bandas e fanfarras. A música transforma, por isso é tão importante ter música dentro das escolas”, frisa Rosivaldo Silva.
Diferença entre bandas marciais e fanfarras
A extensão das notas nos instrumentos das fanfarras é mais limitada que nas bandas marciais, que utilizam quase todos os instrumentos de sopro e de percussão e executam qualquer tipo de música. A melodia das fanfarras torna-se mais limitada e algumas vezes alterada em comparação a das bandas marciais porém, mesmo com características bem definidas, as duas formações musicais se superam com arranjos e melodias cada vez mais modernos, diferente das antigas bandas que se limitavam à execução de hinos e marchas cívicas.
Texto: Eriana Monteiro – Dircom/CMM
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Vereador Márisson Roger homenageia instrutores e professores de bandas e fanfarras apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.