Em pronunciamento realizado durante a sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira (8/6), o vereador Isaac Tayah (DC) sugeriu a municipalização da saúde em todo o amazonas. A rápida reposta da Prefeitura de Manaus no combate ao coronavírus reitera a necessidade de o município assumir os serviços de saúde que, hoje, são prestados pelo Estado.
Disponibilizando 18 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde à Família (USFs) para avaliações de pacientes com sintomas da Covid-19 e, também, o Hospital de Campanha Municipal Gilberto Novaes, que conta com o uso da cápsula Vanessa, ventilação não invasiva que se tornou referência no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus no mundo todo. Vale ressaltar que o hospital de campanha do município foi montado em quatro dias.
“Avaliando outros Estados que municipalizaram a saúde de seus municípios, a falta de gestão Estadual e, levando em conta o ótimo trabalho feito pela Prefeitura de Manaus, é notória a necessidade da municipalização da saúde de Manaus e de todo Amazonas, afim de enfrentar de forma mais assídua a pandemia do novo coronavírus”, destaca Isaac Tayah.
Na mesma esteira, ainda durante a sessão, o vereador parabenizou a Prefeitura de Manaus, o Grupo Samel e o Instituto Transire pelos serviços prestados à saúde no município de Manaus com o hospital de campanha que mostraram que é possível fazer um hospital de campanha pelo município dando um “show” de competência.
Higiene
Durante a Ordem do Dia na sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o vereador Isaac Tayah apresentou o projeto de lei 172/2020, que estabelece procedimentos para higiene e manipulação na produção de alimentos, tanto para fornecimento in loco como para delivery.
“Um dos setores diretamente afetados é o de alimentação, que requer, nesses tempos, zelo ainda maior na manipulação e preparo. A falta de esclarecimentos entre as pessoas que lidam com a higiene e manipulação de alimentos contribui de forma significativa para a sua contaminação, fazendo necessário adotar medidas sanitárias rigorosas na manutenção de um padrão adequado de higiene”, alerta Tayah.
O projeto foi aprovado e vai à sanção do prefeito.
Texto: Kalil Souza -Assessoria Ver. Dr. Isaac Tayah
Foto: Plutarco Botelho – Assessoria Ver. Dr. Isaac Tayah
O post Vereador Isaac Tayah sugere municipalização dos serviços de saúde prestados pelo Estado apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.