Em um período em que as doenças virais como o Coronavírus ameaçam a população mundial, o vereador Elias Emanuel (PSDB) discursou na Câmara Municipal de Manaus (CMM) fazendo um alerta sobre a importância das vacinas que protegem contra doenças que podem provocar epidemias.
Ele citou como exemplo o Sarampo e apresentou dados divulgados pelo Ministério de Saúde, mostrando que entre agosto e setembro de 2019, o Brasil registrou 3.906 casos de Sarampo. Em Manaus, quatro novos casos da doença foram notificados, o que aponta que o vírus está circulando na capital.
O sarampo é uma doença viral aguda, similar a uma infecção do trato respiratório superior. A transmissão do vírus ocorre a partir de gotículas de salivas de pessoas doentes. Os vírus são transmitidos ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o Sarampo. A campanha de vacinação iniciou no dia 10 de fevereiro e segue até 13 de março, em todas as unidades de saúde da rede municipal.
“É verdade que temos que ter o cuidado de nós proteger contra o Coronavírus, mas não podemos ignorar as demais doenças. O sarampo é uma ameaça evidente não somente para a comunidade estudantil ou crianças, mas também para os adultos”, disse Elias.
O vereador também chamou a atenção dos parlamentares para o projeto de lei de sua autoria, que obriga as escolas das redes públicas de ensino do município de Manaus a exigir dos pais ou responsáveis, a apresentação da Carteira de vacinação atualizada, no ato da matrícula ou rematrícula escolar.
O projeto é uma demanda da Sociedade Amazonense de Pediatria, que relatou preocupação com o retorno de doenças virais erradicadas e que retornaram devido ao movimento anti-vacina.
“Cerca de três milhões de pessoas não estão vacinadas contra o Sarampo. Esse vírus é muito mais contagioso do que o Coronavírus. Uma pessoa com sarampo, contagia mais oito pessoas. Muitas pessoas ainda sustentam que vacinar pode causar doenças e tem muita gente que não está vacinando os filhos e tão pouco a si próprios, causando danos graves à saúde pública”.
Zona Franca de Marajó
O vereador aproveitou para se posicionar contrário a decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de construir uma nova Zona Franca, na Ilha de Marajó.
“Não valorizar a Zona Franca de Manaus é uma afronta gritante contra o modelo. O prefeito Arthur Neto sempre disse que toda a equipe econômica do Governo Federal é contrária a Zona Franca de Manaus e agora querem criar uma nova, em outro estado? Não tenho nada contra a evolução econômica do estado do Pará, agora o que não podemos é fechar os olhos do cenário que se aproxima”.
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Vereador Elias Emanuel destaca importância da vacinação para combater doenças virais apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.