O vereador Elias Emanuel (PSDB) criticou a conduta do Governo Federal pela exoneração da coordenadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Lúbia Vinhas, após desmentir dados divulgados pela própria União sobre o desmatamento na Amazônia, comprovando o avanço das queimadas na floresta e as consequências dessa ação sobre o bioma. O parlamentar chegou a usar a frase dita pela cantora Elis Regina “o Brasil não conhece o Brasil, o Brasil nunca foi ao Brasil”, referindo-se da falta de um plano estratégico do presidente Jair Bolsonaro para a nação.
De acordo com o Inpe, em 2019, 93% do desmatamento na Amazônia foi ilegal e 35% ocorreu dentro de áreas indígenas. Para Elias, isso é reflexo de desmonte dos órgãos de fiscalização.
No dia 6 de julho, chefes de 38 empresas nacionais e estrangeiras e de quatro entidades ligadas ao agronegócio enviaram uma carta ao presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal e vice-presidente da República, Hamilton Mourão, pedindo ações para combater o desmatamento na Amazônia, como disse o parlamentar.
Na carta enviada, o grupo de empresas afirma que a situação é preocupante e pede que o Brasil suspenda o desmatamento na Amazônia, alertando que a perda da biodiversidade e as emissões de carbono representam um risco sistêmico aos seus portfólios.
Atualmente, os fundos de investimento que gerenciam ativos na Amazônia, somam perto de US$ 4 trilhões (quase R$ 21 trilhões).
“O Brasil tem que parar e olhar para a Amazônia como uma região estratégica. Nos quatro primeiros meses deste ano, a Amazônia perdeu o equivalente a 1.202km2 a mais do que o desmatamento do ano passado”, destacou Elias.
O vereador disse ainda, que investidores do exterior estão receosos em aplicar em um país que não protege suas próprias terras.
“O Brasil tem que se conscientizar que essa briga da nova onda ambiental está fora de OSC’s, está fora de governos da direita ou da esquerda, esse é um discurso que toma conta do capital. Nós temos que acordar, pois quem briga com o capital não tem outro caminho senão ficar cada vez mais pobre. Nós estamos no centro da região mais rica do planeta, podendo ser uma grande potência e não conseguimos alçar esse voo por causa da falta de consciência do Brasi. Volto a dizer, o Brasil, não conhece o Brasil”, desabafou o parlamentar.
#eliasemanuel #governofederal #demissao #coordenadora #inpe
Texto: Assessoria do vereador Elias Emanuel
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Vereador Elias Emanuel critica demissão de coordenadora do Inpe apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.