O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) voltou a defender a importância do combate ao suicídio, durante o grande expediente, desta segunda-feira (20). O discurso do parlamentar motivado pelo avanço dos números de suicídios durante o período de pandemia, provocado pelo novo coronavírus, foi baseado na pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que aponta que o número de notícia a respeito do assunto subiu de 7,5% para 42%, enquanto a frequência de piadas sobre o suicídio diminuiu.
Para o vereador, é indispensável a presenças de profissionail da área de psicologia nas escolas e nos conselhos tutelares, assim, as crianças e adolescentes serão orientados desde cedo.
Bessa também defendeu as propagandas de conscientização na internet e na televisão para que atinjam o maior número de pessoas.
“Nesse momento de retorno às atividades, precisamos estar muito mais preocupados com nossos amigos, conhecidos, familiares e com todas aquelas pessoas que sofrem de depressão, afinal é uma doença que não tem cara, não tem cor e não conseguimos diagnosticar facilmente, pois muitas pessoas que sofrem desse mal estão sorrindo ao nosso lado e nós nem sabemos. Precisamos ter psicólogos atentos nas escolas e conselhos tutelares. Precisamos divulgar campanhas de conscientização sempre, não só em setembro. Quem sofre não escolhe um mês”, alertou o parlamentar.
O vereador Elissandro Bessa é autor do Projeto de Lei 285/2018, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Mês de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.
#elissandrobessa #suicidio # combate #campanha #crianças #adolescentes
Texto: Péricles Dias – Assessoria do vereador Bessa
Foto: Robervaldo Rocha – Dircom/CMM
O post Vereador Bessa volta a chamar atenção para importância do combate ao suicídio apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.