O Vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), se pronunciou durante a sessão plenária virtual da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de segunda-feira (4/5), pedindo ajuda dos poderes executivos para socorrer os trabalhadores do transporte intermunicipal, que enfrentam dificuldades financeiras ocasionadas pela suspensão de suas atividades, como parte das medidas adotadas pelo Governo do Estado, para conter a disseminação do coronavírus no Estado.
Segundo o vereador, o decreto assinado pelo governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, determina que esses profissionais estão proibidos de executar as suas funções, enquanto a cidade estiver cumprindo o isolamento social. No entanto, o vereador disse ter informações de que proprietários de veículos particulares estão burlando o estabelecido no Decreto e fazendo o transporte de passageiros na esfera intermunicipal.
Os motoristas do transporte intermunicipal fizeram uma manifestação nas imediações da Ponte Rio Negro, pedindo que a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) reveja a situação e faça fiscalizações para coibir a prática irregular desse transporte. Os trabalhadores pediram também que os poderes executivos estadual e municipal os ajudem com a doação de alimentos e medicamentos para eles e suas famílias, alegando que a fome começa a bater nas suas portas.
Bessa pediu que os chefes dos poderes executivos Federal e Estadual intercedam por todas as categorias do transporte coletivo, que não receberam auxílio emergencial e estão sofrendo por não ter o que comer. “Eu sei que nós vereadores tentamos e fazemos o que está ao nosso alcance, mas é muito pouco, todos os dias recebo notícia de taxistas que morreram, devido às complicações da covid-19, e suas famílias estão morrendo de fome, pois muitos não tiveram direito de receber o auxílio emergencial, concedido pelo Governo Federal. Peço que olhem com mais compaixão por esses trabalhadores, que possam receber pelo menos uma cesta básica, qualquer ajuda é bem-vinda, não podemos pensar apenas em uma classe, o Brasil inteiro clama por ajuda e todos de fato, merecem” concluiu o parlamentar.
Ajuda do Exército
Bessa também apresentou um requerimento verbal solicitando que a CMM envie um documento ao Comando Militar da Amazônia (CMM), pedindo que militares do Exército Brasileiro atuem na organização do acesso de usuários pessoas às casas lotéricas e agências bancárias na cidade de Manaus.
“Estamos no meio de uma guerra, onde só quem está vencendo é o vírus. Se o Exército Brasileiro entra em ação, nós teremos como conter muito mais essa doença. A Caixa Econômica é um o banco é Federal, o recurso é Federal, o Governo Federal deve usar o bom senso para promover a segurança e saúde da população. Seria uma ótima tática de ajuda e prevenção” disse Bessa, que teve o apoio de todos os colegas.
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus acatou a sugestão e o presidente da casa, vereador Joelson Silva (Patriotas), informou que vai encaminhar um requerimento ao Comando Militar da Amazônia (CMA), com a sugestão dada pelo vereador Bessa.
Texto: Dircom – com informações da assessoria
Foto: Péricles Dias – assessoria do vereador Bessa
Edição: Francismar Lopes – Dircom/CMM
O post Vereador Bessa pede ajuda para socorrer os trabalhadores do transporte intermunicipal apareceu primeiro em CMM – Câmara Municipal de Manaus.