A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Campos Sales, na zona norte de Manaus, agora conta com um novo laboratório de análises clínicas. Com isso, a unidade passa a ter mais agilidade na liberação de resultados de exames laboratoriais dos pacientes. A UPA Campos Sales faz parte do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN).
A unidade também aumenta a sua capacidade de realização de exames específicos como a gasometria, que avalia o equilíbrio do ácido-básico e da oxigenação sanguínea, proporcionando dessa forma um diagnóstico clínico mais preciso.
A UPA tem realizado uma média de 250 exames por dia, entregues de forma física ao paciente, que também teve o seu tempo de permanência na unidade reduzido em mais de duas horas.
O coordenador de Laboratório do CHZN, o farmacêutico-bioquímico Rafael Brito, explicou como o tempo de diagnóstico e permanência em atendimento se tornou mais curto.
“Antes, o paciente coletava o material na UPA e, posteriormente, esse material era encaminhado para o laboratório do HPS Delphina Aziz, esse tempo foi otimizado, todos os exames laboratoriais passaram a ser realizados aqui mesmo, na unidade, e isso traz ganho para o paciente”.
Aumento da demanda – A necessidade de um laboratório funcionando nas dependências da unidade ficou mais evidente durante o pico da pandemia do novo coronavírus no estado, quando a UPA Campos Sales foi uma das unidades de porta aberta a receber casos suspeitos de Covid-19.
Durante o pico da doença, a demanda de exames laboratoriais aumentou e hoje são realizados por mês, em média, sete mil exames laboratoriais, além de testes rápidos para diagnosticar doenças como dengue, malária e HIV.
A UPA Campos Sales realiza atendimentos de urgência e emergência, com demandas para clínica médica, pediatria e cirurgia, além do primeiro atendimento de traumas por arma branca, arma de fogo, sendo o paciente transferido posteriormente a uma unidade especializada.