Por Irina CoelhoEquipe Ascom Ufam
O Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia da Universidade Federal do Amazonas (ICSEZ/Ufam), em parceria com The Global Alliance for Partnerships on Media and Information Literacy (GAPMIL), ligada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco), trabalham na divulgação de informações sobre prevenção da covid-19 em comunidades ribeirinhas e ameríndias. A iniciativa produziu um vídeo informativo na língua tikuna e uma animação sobre a forma de contágio da covid-19.
De acordo com um dos docentes responsáveis pela produção do material, professor Thiago Franco, os produtos audiovisuais foram baseados em informações disponibilizadas pela Unesco. “O Subcomitê de Enfrentamento à Covid-19 do ICSEZ tem uma das frentes de trabalho voltado para o audiovisual. Nós transformamos as informações disponibilizadas pela Organização em uma linguagem de fácil compreensão e com a possibilidade de uma rápida divulgação”, explica o docente.
Vídeo
A responsável por traduzir o vídeo para a língua tikuna foi a discente Emilli Marolix, da etnia Tikuna. No vídeo, a aluna conta como é possível, em quatro passos, prevenir-se do novo coronavírus.
Animação
A animação mostra de forma didática a importância do uso da máscara e da manutenção do distanciamento social.