A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (Propesp) divulga a abertura de inscrições para o exame de seleção de candidatos para ingresso no primeiro semestre de 2021 no curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCiMH). É a primeira seleção do curso aprovado em 2019 pelas Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Podem participar do processo seletivo portadores de diploma ou finalistas de curso superior em qualquer área desde que o curso seja reconhecido pelo Ministério da Educação e que o projeto apresentado esteja alinhado com as temáticas do programa.
O PPGCiMH possui a área de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano. Suas linhas de pesquisa são: atividade física e esporte e avaliação e recuperação funcional. “Este é o primeiro processo seletivo do programa para a entrada da primeira turma. Ele foi aprovado em 2019 e homologado em 2020 pela Capes”, informa a pró-reitora em exercício da Propesp, professora Adriana Malheiro. “Esse programa é muito importante porque foi todo desenvolvido pela FEFF [Faculdade de Educação Física e Fisioterapia] e é bem específico para essa área. Reflete a formação de recursos humanos, de dar continuidade à formação dos alunos egressos que vão poder continuar a formação acadêmica com o mestrado. Isso diminui as assimetrias entre as regiões, principalmente, porque na região Norte nós o nosso e um no Pará, então, são poucos programas nessa área na região. O nosso é um dos poucos. E é mais um mestrado que a Ufam aprova, então, isso é muito positivo”, completa.
São oferecidas 32 vagas regulares e seis suplementares que visam atender à política de ação afirmativa.
O período de inscrições vai de 02 a 31 de janeiro de 2021. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail [email protected], conforme instruções do edital; somado a este, os demais documentos exigidos. O valor da taxa de inscrição é de R$200,00, que pode ser desconsiderado aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e aos que solicitarem a isenção por meio de autodeclaração.
De acordo com o edital, o exame de seleção será realizado em três etapas: 1) Análise do projeto preliminar, de caráter eliminatório e classificatório. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a sete. 2) Defesa do projeto, também eliminatória e classificatória. Será aprovado o candidato que receber nota igual ou superior a sete. 3) Análise do Currículo Lattes, de valor classificatório.
Será classificado o candidato aprovado nas etapas eliminatórias. A classificação final obedecerá à ordem decrescente da nota final de acordo com o número de vagas de cada docente do programa.