Os 40 novos profissionais da instituição atuarão em 24 cursos de graduação, de oito unidades da UEA instaladas na capital e no interior
“Passei em dois concursos, mas escolhi ser docente desta casa porque além de ser a maior universidade multicampi do Brasil, a UEA será em pouco tempo, a número um em produção científica”, destacou Valter Vilar, durante a realização do Workshop de Acolhida aos professores nomeados pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento ocorreu nesta quarta-feira (1º), no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde, localizado na avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha.
Na solenidade, o reitor da UEA, Cleinaldo Costa; o vice-reitor, Cleto Leal e os pró-reitores ressaltaram a importância do novo time para os projetos e ações da universidade e detalharam para os docentes o desenvolvimento da UEA ao longo dos 19 anos de existência, além das oportunidades de inserção nos Grupos de Pesquisa, Programas de Pós-Graduação e Extensão da instituição.
“Hoje, o ambiente é de muita felicidade. Quero desejar boas-vindas e dizer que a UEA está presente em 61 municípios do estado do Amazonas, ou seja, em todo o interior e na capital. Não é um esforço pequeno e é nesse esforço, que as senhoras e os senhores estão adentrando, legitimamente, todos nomeados. A partir de agora, vocês são UEA até o final da vida”, disse Cleinaldo.
Egresso do curso de Medicina da UEA, Sileno de Queiroz, parabenizou a instituição de ensino pelo acolhimento aos docentes e relatou a felicidade de poder voltar para a universidade, desta vez como professor.
“Eu lembro que, no último dia de aula, o coordenador do curso falou que a gente saía do barco e uma hora ele esperava a gente voltar para esse barco. Hoje, eu me sinto voltando para o barco e conto com o apoio de todos os nossos colegas que passaram no concurso para realizarmos um excelente trabalho nesta casa. É muito bom estar novamente aqui”, relatou.
Atuação dos novos docentes – Os 40 novos profissionais da instituição atuarão na Escola Superior de Tecnologia (EST), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST), Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT), Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB) e Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP).
O novo time estará nos cursos: Controle e Automação; Engenharia Química; Engenharia Elétrica; Engenharia de Materiais; Engenharia Naval; Engenharia Civil Ciclo Básico; Engenharia Mecânica; Medicina; Enfermagem; Educação Física; Licenciatura em Pedagogia; Licenciatura em Física; Licenciatura em Geografia; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Letras; Licenciatura em Química; Engenharia Florestal; Licenciatura em Computação; Ciências Econômicas; Ciências Contábeis; Administração; Dança e Teatro.
Concurso – Realizado em 2019, o concurso público para professor de carreira ofereceu 63 vagas, sendo 39 para a capital e 24 para o interior. O concurso incluía três etapas de prova: escrita, didática e de títulos, realizadas pela Comissão Geral de Concurso da UEA, em parceria com a Fundação Vunesp.
As vagas foram distribuídas da seguinte forma: ENS: 6 vagas; ESA: 9 vagas; ESAT: 2 vagas; ESO: 8 vagas; EST: 14 vagas; CESIT: 5 vagas; CESP: 1 vaga; CESTB: 8 vagas; CEST: 10 vagas.