Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Três espetáculos da UEA são selecionados para Festival de Teatro Universitário
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Três espetáculos da UEA são selecionados para Festival de Teatro Universitário

16/10/2020
Compartilhar

O evento tem destaque em nível nacional e acontece de 6 a 29 de novembro

As apresentações do curso de Teatro da escola Superior de artes e turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), “ÜPHÜ – Corpo”, “Quarto Azul” e “E Nós Que Amávamos Tanto a Revolução”, foram selecionadas para participar da Mostra de Espetáculos do Festival de Teatro Universitário (Festu), que acontece de 6 a 29 de novembro, com transmissão pelo link: https://www.festu.com.br/mostra-de-espetaculos.
Oriunda de experiência nos rituais da etnia Tukano, em parceria com os indígenas Bu’ú kennedy e Chris Txanã Bake, a performance ÜPHÜ – Corpo nasceu no projeto de pesquisa e extensão Tabihuni, coordenado pelo professor do curso de Teatro da Esat, Luiz Davi Vieira. ÜPHÜ teve como proposta trabalhar com os povos indígenas de forma simétrica, chamada de Metodologia Kõkãmou, e valorizou a cultura forte presente no Amazonas.
“Para a gente é gratificante porque estamos trabalhando com a cultura local de forma verdadeira, por isso os indígenas estão em cena e dirigindo a peça. A importância de representar o estado num evento de tal relevância nacional se dá pelo curso de teatro demonstrar resultado acadêmico, fomentar a verdadeira cultura do estado e a cultura no sentido da produção teatral. Essa é a UEA levando a produção teatral de Manaus ao cenário nacional”, disse o professor Luiz Davi.
Do Grupo Jurubebas de Teatro, coordenado pelo aluno do curso de Teatro da UEA, Felipe Maya Jatobá, foram selecionados os espetáculos “E Nós Que Amávamos Tanto A Revolução” e “Quarto Azul”. O primeiro conta a história de dois irmãos que, após o falecimento da avó, procuram fotografias na antiga casa da fazenda, mas acabam descobrindo o passado da família e sua relação direta com a ditadura militar brasileira. Já o segundo retrata um casal no começo da relação e apresenta problematizações a respeito da modernidade líquida.
O Grupo Jurubebas de Teatro é formado por alunos da UEA, onde desenvolvem nos processos criativos conceitos e técnicas compartilhadas nas disciplinas do curso de Teatro. Apesar de ainda não integrar um projeto de pesquisa e extensão, o grupo todo desenvolve de forma interdisciplinar as atividades e espetáculos a partir das composições acadêmicas.
“É uma grande responsabilidade representar o Amazonas e, em especial, a UEA. São anos desenvolvendo pesquisas que dialogam nossas inquietações acadêmicas com o público de Manaus. Apresentar as performances num evento nacional revela a importância de integrar o panorama do teatro brasileiro, onde a UEA tem um fator fundamental, já que a partir dela novos horizontes de linguagens foram apresentados e, em eventos como o FESTU, ressaltam essa contribuição artística e social da academia”, celebrou Felipe Maya.
O aluno enfatiza que o curso de Teatro movimenta a cena teatral manauara por gerir projetos locais, circulações nacionais em festivais e mostras e proporcionar uma profissionalização dos alunos de arte na capital do Amazonas. “Atualmente, vivemos um período onde a arte enfrenta grandes dificuldades em ser reconhecida como escolha profissional. A universidade nos propõe esse exercício contínuo de levar para a comunidade tais referências conceituais, históricas e artísticas como forma de enxergar um mundo melhor e de possibilidades”, finalizou.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Amazonas, Educação, Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

SES-AM e Hemoam alinham estratégias para ampliar captação de doadores de sangue no estado

21/09/2025
Governo do Amazonas

Sine Amazonas divulga 230 vagas de emprego para esta segunda-feira

21/09/2025
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima faz entregas para o setor primário e social em Urucurituba

21/09/2025
Governo do Amazonas

No Dia da Árvore, Ipaam orienta empreendedores sobre manejo florestal sustentável no Amazonas

21/09/2025
Governo do Amazonas

Detran-AM contempla Urucurituba com 80 kits de segurança para mototaxistas e 71 selecionados para a CNH Social

21/09/2025
Governo do Amazonas

Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer: Sejusc destaca promoção de atividades que ajudam a prevenir a doença

21/09/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus