A assinatura do convênio que garante a abertura de 180 vagas para sessões de hemodiálise no Hospital Beneficente Português do Amazonas, foi apontada nesta quarta-feira (9) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), como uma medida bastante positiva do Governo do Estado, reforçando o atendimento aos portadores de problemas renais crônicos, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Por motivo de saúde, não foi possível participar do ato de assinatura do convênio, mas me sinto gratificada, porque sei que muitas pessoas que sofrem com doenças renais serão atendidas no Hospital Beneficente Português”, afirmou a deputada, que intermediou em várias reuniões, as reivindicações da direção do hospital filantrópico, junto à Secretaria Estadual de Saúde (Susam).
Com a parceria, o serviço de nefrologia coordenado pela SES-AM amplia a sua capacidade na rede de urgência e emergência. A partir de agora, as vagas disponíveis em prontos-socorros ficarão exclusivas para pacientes renais agudos (atendimentos de urgência), enquanto os pacientes crônicos que ainda faziam hemodiálise nessas unidades, poderão ser atendidos no Hospital Beneficente.
De acordo com o governador Wilson Lima, o convênio faz parte do programa de reestruturação da área de saúde do Estado, o “Saúde Amazonas”, lançado na semana passada, que visa a diminuição das filas na rede estadual.
“A abertura de mais 180 vagas de hemodiálise também representa um alento para os pacientes renais crônicos, e essa é uma pauta que desde o início do Governo a gente vem acompanhando com os nossos deputados lá na Assembleia Legislativa”, frisou o governador.
Segundo o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, a SES-AM já trabalha para ampliar a parceria com o hospital, em outras áreas de atendimento. “Temos outros contratos que serão realizados com o Hospital Beneficente, a partir do mês de outubro, ampliando esse serviço de saúde aqui na instituição e beneficiando a população”, adiantou o secretário.
O presidente do Hospital Beneficente Português, Vitor Gonçalo explicou que o novo espaço de hemodiálise tem capacidade para atender 180 pacientes divididos em três turnos. A equipe multiprofissional é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, psicólogos e assistentes sociais. Além de hemodiálise, a unidade oferecerá diálise peritoneal.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541