Um espaço de acolhimento para construir sonhos. Assim a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) definiu o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), inaugurado nesta terça-feira (8), pelo prefeito Artur Virgílio Neto e pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, presidente do Fundo Manaus Solidária. O novo espaço abrigará crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, vítimas de violência física, psicológica e sexual, de negligência e abandono, que se encontrem sob medida protetiva.
“A Prefeitura de Manaus dá mais um importante passo na proteção dos direitos da infância e da juventude, com a criação de mais este espaço, que oferece a estrutura necessária para abrigar crianças e adolescentes com a dignidade que eles merecem”, ressaltou Therezinha Ruiz, durante a sessão desta quarta-feira (9), da Asssembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), o novo espaço conta com dez dormitórios (feminino e masculino) quartos, salas, cozinha, refeitório, banheiros, campo de futebol, piscina e playground, em uma área de 4.500 metros quadrados.
Profissionais especializados farão o atendimento adequado às crianças e adolescentes vítimas de violência, buscando a superação de situações traumáticas sofridas no ambiente familiar ou em áreas de risco social, proporcionando a escuta qualificada, a orientação psicológica e o encaminhamento dos casos.
“É muito triste observarmos tantas crianças nas ruas pedindo ajuda, jovens fazendo malabarismo para conseguir algum dinheiro, e com essa obra, a Prefeitura oferece uma oportunidade de acolhimento, num ambiente humanizado e saudável”, enfatizou a deputada.
Therezinha destacou ainda a horta implantada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), onde as crianças e adolescentes terão contato com a natureza e poderão desenvolver atividades de plantio de legumes e verduras.
O novo Saica já conta com 13 crianças e adolescentes que recebem todo apoio e atendimento previsto pela Política Nacional de Assistência Social, para que possam ser dados os encaminhamentos necessários quanto à superação da violência e retorno ao seio familiar, tendo em vista que o acolhimento institucional é a última alternativa a ser adotada em casos de violência.
Canais de denúncia
A rede de proteção dos direitos da infância e adolescência possui três canais de comunicação para denúncias de violência: Disque Direitos Humanos (0800 092 6644), Disque Denúncia (0800 092 1407) e Disque Direitos Humanos Nacional (100).
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541