A presença de uma equipe multidisciplinar com profissionais de psicologia, psiquiatria e de serviço social, nas maternidades, para o atendimento às parturientes, sobretudo neste período da pandemia de Covid-19, foi solicitada pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), por meio de requerimento, com indicação à secretária estadual de Saúde, Simone de Araújo Papaiz.
O objetivo, conforme Therezinha Ruiz, é propor ações de políticas públicas multidisciplinares, para o atendimento humanizado às gestantes e lactentes nas unidades hospitalares do Amazonas, especialmente neste momento delicado, em que o Estado apresenta um elevado número de casos de Covid-19.
De acordo com a deputada, a implantação de serviços de assistência multidisciplinar para a gestante, desde o pré-natal até o pós-parto, é um importante mecanismo de melhoria na qualidade de vida das gestantes, diminuindo os índices de mortalidade materno-infantil, assim como os riscos à sua saúde.
“Uma equipe multidisciplinar reúne profissionais de diferentes especializações, que buscam alcançar um objetivo comum, na compreensão do estado de cada paciente, o que proporciona segurança e tranquilidade às gestantes e ao bebê, contribuindo assim, para a eficácia dos procedimentos médicos”. explica Therezinha Ruiz.
O momento de dar à luz, segundo Therezinha, é aguardado com muita ansiedade pelas mães, que precisam de amparo psicológico e de atendimento médico humanizado, para receber seus filhos em estado de bem estar e de segurança.
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541