A Secretaria de Estado de saúde (SUSAM) prorrogou a consulta pública do Plano Estadual de saúde (PES) 2020 a 2023 até o dia 30 deste mês por conta da pandemia do NOVO coronavírus (Covid-19). Para participar, as pessoas podem acessar o site da SUSAM para preencher o formulário com as propostas.
“A sociedade tem que contribuir para que o Sistema Único de saúde (SUS) seja fortalecido, garantindo o direito ao acesso à saúde para todos. Nesse sentido, se faz necessária a participação na construção do Plano Estadual de saúde”, disse o secretário de saúde, Rodrigo Tobias.
A SUSAM realizou oficinas de elaboração e construção do PES 2020-2023 e programou para o final de março deste ano a realização de uma audiência pública como ferramenta de participação popular, porém, com o anúncio da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial de saúde (OMS), foi adiada sem data prevista.
“Então, foi pensada outra ferramenta de consulta pública, sendo noticiada e tornada pública no site da SUSAM para que a população pudesse contribuir, até dia 30 de abril, sem que corra qualquer risco de contaminação”, explicou a gerente de apoio a gestão descentralizada da SUSAM, Suziele Lima.
De acordo com a gerente, basta acessar o site da SUSAM (www.saude.am.gov.br), ir em acesso rápido, consulta pública, fazer sua sugestão e encaminhar por e-mail ([email protected]).
“Com essa medida, a Secretaria está buscando a opinião pública para construir as bases prioritárias do Plano Estadual de saúde na vigência de 2020 – 2023”, ressaltou Suziele Lima.
