O secretário interino de saúde, Marcellus Campelo, apresentou aos representantes da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) o plano de ações adotado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para a reorganização da rede de saúde do Estado. A prestação de contas foi feita durante videoconferência, nesta terça-feira (04/08).
Entre os principais pontos tratados, na reunião, pode-se destacar as ações de saúde voltadas ao interior, relacionadas à saúde mental, à garantia do acesso aos exames de RT/PCR de Covid-19 nos municípios, além da aquisição de medicamentos/insumos.
Durante a reunião, Marcellus Campelo ressaltou que o Governo do Amazonas está trabalhando para reestruturar a rede de saúde do Estado, atuando inclusive junto aos órgãos de controle na busca de orientações para a tomada das melhores decisões.
“Todos os projetos estão sendo desenvolvidos respeitando as demandas já apontadas pelos órgãos de controle em reuniões anteriores e, a cada avanço, nós reunimos com eles e apresentamos as propostas de soluções que nossa equipe encontrou”, destaca.
A gerente do Núcleo de Projetos Estratégicos em Saúde (NPES) da Susam, Raquel Tapajós, apresentou as soluções estratégicas para atender as demandas relacionadas à capital, entre elas, a resposta extrajudicial dos processos de pacientes e a reestruturação proposta pela Susam para o Hospital Universitário Francisca Mendes.
Os defensores tiveram ainda a oportunidade de esclarecer dúvidas e alinhar novas demandas que serão debatidas pela Secretaria de Saúde e novamente apresentadas aos membros da DPE-AM com os devidos encaminhamentos e soluções.