Entendimento entre a Autarquia e a Zona Franca Global visava, entre seus objetivos, à instalação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição da Zona Franca de Manaus dentro da ZFG.
por Diego Queiroz publicado: 14/02/2020 15h55 última modificação: 14/02/2020 18h09
O coordenador geral de Comércio Exterior da Suframa, Felipe Esteves, acompanhado de técnicos da unidade, reuniu-se nesta sexta-feira (14), na sede da Autarquia, com a gerente geral da Zona Franca Global (ZFG) do Paraguai, Ruth Arias. Um dos assuntos tratados no encontro foi a prorrogação do memorando de entendimento assinado em março de 2015 entre Suframa e ZFG, cujo prazo de validade era de cinco anos e que, entre seus objetivos, visava à instalação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da Zona Franca de Manaus (ZFM) dentro da ZFG.
A ZFG é uma empresa privada, concessionária de uma zona franca, adjudicada por licitação pública e com contrato firmado com o governo do Paraguai. No local (cuja área total é de 400 mil metros quadrados) funcionam dezenas de empresas, incluindo plantas industriais que fabricam itens como peças automotivas e painéis de teste, entre outros.
De acordo com Esteves, a Suframa sugeriu à representante da ZFG a elaboração e o encaminhamento formal de uma carta de intenções para que as conversas sobre a extensão do memorando de entendimento tenham continuidade. “Nós realizamos, em outubro de 2015, uma missão técnica à Zona Franca Global para identificação de oportunidades de negócios e de investimentos bilaterais e percebemos um cenário vantajoso a ser explorado. Então é do interesse da Suframa que essas negociações tenham prosseguimento”, afirmou Esteves.