Servidores do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), fizeram panfletagens, nesta sexta-feira (04/09), como parte da campanha de sensibilização do “Setembro Amarelo”, referente à prevenção ao suicídio. A atividade ocorreu na feira da Compensa, na zona oeste de Manaus, e marca o início das ações que ocorrerão durante todo o fim de semana.
De acordo com João Amorim, um dos responsáveis pelas ações, o intuito é alertar a população sobre a importância da preservação da vida, mostrando o que é e como funciona toda a rede de proteção.
“As nossas abordagens vão ser menos incisivas possíveis porque, às vezes, você aborda uma pessoa, no meio da rua, que esteja passando por isso ou com esse tipo de pensamento. Então, a gente vai lá para dizer que a SSP está ao lado das pessoas, que nós temos como ajudá-las, mostrando toda a nossa rede de proteção, que nós podemos sim ajudar nesse tipo de situação”, explicou.
No sábado (05/09), a partir das 8h30, a equipe realizará uma blitz de conscientização na ponte Jornalista Phelippe Daou (ponte Rio Negro).
Uma panfletagem está marcada para acontecer no dia 14, na sede da SSP-AM. No dia 18, a ação será no Terminal de Integração 3, localizado na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte. Durante o mês, serão realizadas outras blitze, panfletagens e palestras em diversos pontos da capital.
De acordo com informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) e do Instituto Médico Legal (IML), foram registrados 78 suicídios em Manaus, de janeiro a julho deste ano. No mesmo período do ano passado, foram 66 casos.