Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Sistema educacional de Portugal é destaque na Semana de Valorização do Educador
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Sistema educacional de Portugal é destaque na Semana de Valorização do Educador

20/10/2020
Compartilhar

 
Com palestra virtual proferida pelo professor doutor João Costa, representante do Ministério da educação de Portugal, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) abriu a XIII Semana de Valorização do educador, na tarde desta segunda-feira (19), com a presença dos secretários estadual (SEDUC) e municipal de educação (Semed), Luis Fabian e Kátia Helena, respectivamente. A programação do Seminário online ou Webinário, foi transmitida do Centro de Mídias da SEDUC e acompanhada por professores da capital e dos municípios do interior do Amazonas.
Falando aos participantes do evento, a deputada Therezinha Ruiz deu boas-vindas aos palestrantes e saudou os professores, destacando a importância do compartilhamento de informações, de conhecimentos e experiências, que enriquecerão a prática pedagógica na escola pública. Este ano, em função da pandemia de Covid-19, as atividades acontecem de forma híbrida.
Em sua palestra, o doutor João Costa traçou um panorama da educação em Portugal, a partir dos anos 70, com a democratização do País. O ensino, segundo Costa, foi universalizado, num esforço coletivo que abriu as escolas a todas as crianças em idade escolar.
Ele destacou os avanços com investimentos na formação e valorização dos professores e nas condições trabalho. O ensino se tornou inclusivo, com menos evasão escolar, formando alunos com pensamento crítico e valores de Cidadania e de direitos humanos. “Não concebo um currículo sem filosofia, sem artes, sem esporte, que são motivadores para a permanência na escola”, salientou.
Com as mudanças, o País ascendeu na educação, posicionando-se entre os melhores sistemas de ensino do mundo. Mesmo enfrentando crise na economia e com um certo grau de desigualdade social, Portugal vem se destacando no principal teste internacional de educação, o Pisa, aplicado pela Organização para a Cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE).
Formado na escola pública, João Costa reforçou ainda que os avanços são resultado da universalização do acesso ao ensino, do protagonismo dos alunos, que tem voz e liderança, o que lhes garante sucesso.
 
educação infantil
 
A professora doutora Isabel Cristina Fernandes, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), propôs uma reflexão  acerca das várias concepções do ensino infantil, citando como referência a poesia de Manoel de Barros, a pintura Cândido Portinari e os olhares instigantes das crianças, pela lente de Sebastião Salgado, para abordar “A educação infantil e seus Desafios na Pandemia”.
Especialista em literatura infanto-juvenil, Isabel Cristina ressaltou a primeira  fase da infância e a educação básica, que tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
No atual cenário de pandemia, a educação infantil tem como desafios a busca por novas metodologias pedagógicas e estratégias de aprendizagem das crianças.
O Webinário prossegue nesta terça-feira (20), estendendo-se até o dia 23, sempre às 17h, com o apoio da Secretaria Estadual de educação, que disponibilizou o Centro de Mídias para a transmissão das palestras pelo canal Youtube Seducnet e canal 2.5 Tv Encontro das Águas.
 
 
Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)
Texto: Assessoria da Deputada
Gabinete (92) 3183-4541
 
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Economia, Educação, Estado do Amazons, Prof. Therezinha Ruiz, Therezinha Ruiz
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Aleam aperfeiçoa Sistema Estadual de Segurança Pública através de novas Leis

26/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus