O deputado Sinésio Campos (PT) fez um alerta, nesta quinta-feira (23), sobre o fato de o Brasil ter registrado recorde de novos casos de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, na quarta-feira (22). O deputado tomou como base a avaliação do epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Jesem Orellana, que ao analisar os números atualizados da pandemia no país, afirma que o país está “à deriva”. E, Manaus também apresentou uma elevação nas últimas 24 horas, quando foram registrados oito óbitos.
O parlamentar apontou que dados fornecidos pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) que dão conta de que nas últimas 24 horas o país registrou, novamente, mais de mil mortes causadas pela infecção: 1.284 vítimas, totalizando 82.771 vidas perdidas para a covid-19. O total está em 2.227.514. “Os números mostram que a curva epidemiológica do vírus segue em crescimento e sem freio”.
Em Manaus, da quarta-feira passada (15) até esta terça-feira (21), houve aumento de 42% nas mortes, em comparação com a semana imediatamente anterior (8 a 14). Desde o dia 1º de junho, data que marca o precipitado anúncio de reabertura do comércio e atividades não essenciais pelo governo do Amazonas, foram notificados, só em Manaus, mais de 14 mil casos de Covid-19.
O Boletim diário da Covid-19, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgado, nesta quarta-feira (22), informa que no Amazonas foram registrados 557 novos casos da doença, com 14 óbitos, nas últimas 24 horas, elevando para 3.183 o total de mortes. A Prefeitura de Manaus informou 41 sepultamentos na cidade no dia 21 de julho.
O deputado também comunga com o fato de que Manaus foi afetada de forma severa logo nas primeiras semanas do surto. A partir de uma relativa estabilidade, apesar de números elevados de casos e óbitos, os governos locais passaram a abrir mão das medidas sanitárias de distanciamento social. De acordo com Jesem Orellana, muitas regiões voltam a apresentar alta nas mortes e casos, poucas semanas após a suspensão das medidas de isolamento social que nunca chegaram a ser rigorosas.
O epidemiologista avalia que ao contrário do que muitos acreditavam. Manaus, cidade mais castigada pela epidemia de Covid-19 no Brasil e uma das mais afetadas do planeta, voltou a ver o número oficial de mortes aumentar. “Diante da ameaça resta perguntar ao poder público: Que medidas preventivas estão sendo adotadas? O que vemos é filas longas à porta de agências bancárias e aglomerações descontroladas em bares, festas e ruas da cidade. Enquanto isso a pandemia castiga a cidade e os municípios do Estado com mortes diárias que são subnotificadas. Vamos esperar para ver o vai acontecer e contar com a sorte de que a pandemia vai desaparecer do dia para noite?” indaga.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]