A Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) realizou, na manhã desta terça-feira (4), uma visita técnica às instalações do Aeródromo de Flores e Aeroclube do Amazonas. A visita foi sugerida pelo deputado Sinésio Campos (PT), durante realização da Audiência Pública, na semana passada, na sexta-feira (28), para esclarecimentos sobre o convênio de delegação entre Governo Estado e Secretaria de Aviação Civil (SAC) para evitar o fechamento e também a construção de uma proposta para a definição da administração do Aeródromo de Flores.
Antes da visita, o secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, e o presidente do Aeroclube do Amazonas (ACA), Luiz Mário Peixoto, e o deputado Sinésio Campos realizaram uma reunião para acertos administrativos entre a Seinfra que assumiu a administração do Aeródromo de Flores, mas está atuando mediante consultas à diretoria do Aeroclube que é o administrador do Aeródromo há 80 anos, mas está sob notificação de que deverá entregar a gestão até data de 1º de setembro, por determinação da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de que o Governo do Estado tem de assumir a administração ou licitá-la à uma empresa privada.
O deputado Sinésio Campos disse que reconhece a importância social do Aeroclube do Amazonas que oferece serviços de forte apelo social para o Estado, por isso está promovendo o diálogo entre a entidade e o Governo do Estado para que não haja a tomada de medidas que afetem o funcionamento do Aeródromo. No encontro foi reafirmado o propósito de a Seinfra continua adotando o caráter consultivo sobre as decisões a serem tomadas. “O aeródromo é a porta para os municípios do Amazonas. É daqui que saem todos os aviões transportando passageiros, dinheiro (valores), assistência médica, pacientes (UTI aérea), translado de pessoas mortas, equipes técnicas em período eleitoral, e muitas outras atividades destinadas aos municípios do Amazonas, que tem dimensão continental. O aeroclube realiza cerca de 20 mil decolagens e pousos por ano. Portanto, tem forte apelo social”, explicou Sinésio.
O parlamentar destacou ainda a necessidade de construir um plano em conjunto para fazer a SAC, Anac, Ministério dos Transportes e o Governo Federal compreenderem que a questão não somente de ordem técnica, mas humanitária. “Tudo que existe aqui foi construído com recursos do Aeroclube e o Estado compreende isso e não está querendo tirar ou apagar a história da entidade”, disse.
Após a reunião os participantes realizaram a visita técnica para conhecer a estrutura e o funcionamento das instalações do Aeródromo. O secretário de Infraestrutura, Carlos Henrique Lima, voltou a reafirmar que o Estado não tem a intenção de tirar do Aeroclube o que foi construído ao longo de 80 anos, mas precisa cumprir determinação da Secretaria de Aviação Civil ou o aeródromo de Flores será fechado. Para evitar o fechamento o Governo do Estado, via Seinfra está firmando um convênio de delegação com a SAC assumindo a administração e a responsabilidade de investimentos para dotar o aeródromo de estrutura operacional como terminal de embarque e desembarque, serviços obrigatórios e formação de equipe para as atividades, incluindo agentes de proteção e segurança da aviação civil.
O deputado Sinésio Campos voltou a fazer uma sugestão para que o Aeroclube agende uma reunião com a direção da Secretaria de Aviação Civil para negociar uma solução ao problema. O encontro deverá ser intermediado pelo senador Omar Aziz (PSD), que se prontificou, por telefone, em contribuir.
O secretário Mário Henrique ressaltou que o ultimato da SAC não é exclusivo para o Aeroclube do Amazonas, mas estendido á outros 12 aeródromos de municípios do Amazonas como Lábrea, Eirunepé, Fonte Boa, Barcelos e até o aeroporto de Parintins corre o risco de ser fechado por motivo de segurança devido a urubus que sobrevoam a lixeira pública que fica próxima a pista. “O Estado está recebendo ultimato para assumir e fazer investimentos e adequação dos aeródromos às normas de padrão e segurança”, finalizou.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]