Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sinésio Campos defende manutenção do Seguro Defeso dos pescadores
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Sinésio Campos defende manutenção do Seguro Defeso dos pescadores

25/08/2020
Compartilhar

 
A Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas está apreensiva com o anuncio do Governo Federal de que pretende criar um novo programa denominado de Renda Brasil que vai unificar o Bolsa Família, abono salarial e o Seguro Defeso dos pescadores. A preocupação da categoria foi manifestada pelo deputado Sinésio Campos (PT), na manhã desta terça-feira (25) em pronunciamento na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O parlamentar também apresentou proposta para que seja elaborada, pela Aleam, uma moção de apoio aos pescadores e de defesa da permanência do benefício. Documento que deverá ser encaminhada à bancada de deputados federais e senadores do Amazonas e ao Ministério da Economia.
O deputado informou que diante da possibilidade de extinção do Seguro, o presidente da Federação, João Vieira Silva (Negão), que é também o presidente da Colônia de Benjamin Constant – Z3, solicitou o apoio do parlamentar para que defenda a manutenção do benefício. A reunião, para tratar discutir o assunto, foi realizada nos municípios de Silves (distante 204 km em linha reta de Manaus) e Itapiranga (distante 227 km em linha reta da Capital) neste final de semana. Encontro teve a participação de representantes de colônias e associações da categoria e trabalhadores do setor.
Sinésio Campos relatou a preocupação da categoria com a mudança que acaba com o formato do atual seguro que é pago hoje aos pescadores, gerando incertezas para a categoria. “Trata-se de mais de 50 mil trabalhadores da pesca artesanal que dependem do benefício para sobreviver no período, de três a cinco meses, de proibição de pesca de várias espécies de pescado em fase de reprodução. Portanto, o seguro está relacionado à preservação ambiental”, explicou.
Desde abril de 2015, a habilitação e concessão do Seguro Defeso cabem ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), e a gestão cabe ao Ministério da Economia. O benefício tem o valor de um salário-mínimo mensal, e é pago enquanto durar o defeso até o limite de 5 meses. A duração do defeso é definida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de acordo com a época de reprodução de cada espécie.
O Ministério da Economia precisa apresentar ao Congresso a proposta de Orçamento para 2021 até o fim desse mês. A intenção será de tentar encaixar a tramitação para criar o Renda Brasil. O programa está sendo impulsionado pelo sucesso do auxílio emergencial, pago aos brasileiros que ficaram desamparados na crise da Covid-19, que de certa forma alavancou a popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Sinésio Campos ressalta que o Seguro Defeso tem uma característica diferenciada do auxílio emergencial que deverá deixar de ser pago no pós-pandemia. “O Seguro é uma conquista da categoria dede 2002, quando foi criada a Secretaria Nacional da Pesca, que reconheceu os pescadores e pescadoras artesanais como categoria profissional, que antes não era reconhecida pela legislação. Portanto, a extinção representa a perda de uma conquista”, afirma Sinésio.
O deputado defendeu ainda a necessidade de apoio dos Governos do Estado e Federal para que o pós-pandemia seja um período de retomada das ações que visem o desenvolvimento das cadeias produtivas da pesca e principalmente do incentivo à comercialização do pescado. Apesar de o Estado apresentar maior consumo de peixe no Brasil, vem apresentando queda na produção. De acordo com dados da Associação Brasileira de Piscicultura, o Estado teve uma queda de 12.730 toneladas na produção de peixes em 2018. Com a queda na produção, o Amazonas caiu dez posições e agora é o 18º no ranking de produção de peixes do país.
A proposta de mudança está na adoção de um projeto que passa pela instalação de indústrias de enlatados no Amazonas. “Desde 1982 o Instituto de Pesquisa do Amazonas (Inpa) tem pesquisas para processar o jaraqui em conserva. Temos de valorizar a qualidade do nosso peixe. Por que importamos sardinha enlatada de outros estados quando temos peixe em abundância?”, finalizou o parlamentar.
 
 
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Benjamin Constant, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Economia, Estado do Amazons, Itapiranga, Manaus, Meio Ambiente, Silves, Sinésio Campos
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 12 14 at 14.26.31
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
WhatsApp Image 2023 10 19 at 16.18.25 1
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
WhatsApp Image 2023 10 04 at 17.14.20
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
WhatsApp Image 2022 04 18 at 16.37.38 1024x683 1
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
02 Dep. Joao Luiz Comissao do Consumidor da Aleam realiza Praca do Consumidor em Presidente Figueiredo nesta sexta feira 8 640x380 1
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
01 ALEAM SEMANA DA SAUDE Foto Edmar Perrone Aleam 640x380 1
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus