O deputado Sinésio Campos (PT), na condição de vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), voltou a alertar, nesta sexta-feira (7) sobre a necessidade de adoção de medidas de segurança, pelo Governo do Estado, para assegurar inexistência de risco aos alunos, professores e servidores das redes públicas estadual no âmbito do Estado do Amazonas, vinculadas à Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM) para a retomada das atividades escolares do ano letivo de 2020.
O deputado deixou claro que como professor entende que cabe à categoria a decisão acatar ou não a retomada de aulas presenciais e lutar pelo que acredita. “Portanto, a decisão do Governo de reinício das atividades não deve ser apenas objeto de interesses políticos, colocando em risco os alunos, professores, servidores e, até mesmo as famílias destes”, disse.
Sinésio Campos também ressaltou que o Estado, por meio da Seduc, está adotando medidas de prevenção para evitar o contagio pela Covid-19, de alunos, professores e servidores, no retorno das atividades presenciais que iniciam na segunda-feira (10). Mas, pondera a necessidade de outras medidas além de desinfecção, distanciamento físico e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O parlamentar voltou a sugerir a adoção de propostas, de autoria dele, apresentadas na Aleam e encaminhadas ao Governo do Estado.
A principal é a proposta que determina obrigatoriedade de realização de testes e diagnósticos para coronavírus nos professores e funcionários de instituições de ensino públicas e privadas do Estado, antes do reinício das atividades durante a vigência do estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19. Os testes a serem aplicados deverão ser os da metodologia RT-PCR. E a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) deverá regulamentar a realização dos testes, podendo editar resolução conjunta com a Seduc para garantir o cumprimento.
Sinésio Campos alerta que os professores e funcionários lidam diretamente com centenas de estudantes todos os dias. Exposição que os tornam vulneráveis à infecção pelo coronavírus. Portanto, precisam ser acompanhados e monitorados para prever e antecipar diagnósticos de contaminação para antecipar o tratamento, salvaguardando a saúde e vidas de professores e colaboradores da educação.
O parlamentar destacou ainda o Projeto de Lei (PL) nº 242/2020, também de autoria dele de encaminhamento ao Governo do Estado, para o rodízio de alunos nos estabelecimentos de ensino da rede estadual e municipal no âmbito do Amazonas. Medida que a Seduc adotou para o reinício das aulas presenciais. As turmas serão divididas em duas. Uma comparecerá nas segundas e quartas-feiras. A outra nas terça- quintas.
O parlamentar disse ainda que a exemplo das visitas que a Comissão de Educação da Aleam realizou à duas escolas da rede estadual na segunda-feira (3), nas zonas norte, Frei Mário Monacelli e Roderick de Castelo Branco, na Leste. O trabalho de fiscalização terá continuidade para assegurar o cumprimento de medidas anunciadas pelo Governo do Estado para o reinício das aulas presenciais. “Entendo a aflição de pais e estudantes para a retomada das atividades educacionais para evitar a perda do ano letivo, preparativos ao Enem e outras modalidade. Mas é preciso garantia de segurança”, finalizou.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]