O deputado Sinésio Campos (PT) apresentou proposta, na forma de requerimento, para seja encaminhado expediente à Prefeitura de Manaus e à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para que sejam tomadas providências objetivando a implantação de ciclovias ao longo da extensão do canteiro central das Avenidas Governador José Lindoso (das Torres) e das Flores interligadas aos bairros Aleixo, Coroado, Cidade Nova, Parque Dez e Parque das Laranjeiras, entre as zonas Centro-Sul e Norte de Manaus. O trajeto deverá se estender da Bola do Coroado ao aterro sanitário da cidade.
A proposta foi apresentada na manhã desta quarta-feira (24), na Sessão ordinária realizada, em plataforma digital, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). E, além das avenidas das Torres e Flores, o parlamentar sugere ainda a implantação de ciclovias em outros pontos da cidade como na Ponta Negra e Avenida Brasil.
O deputado justifica a proposta partindo do índice que aponta o uso de bicicleta por mais de 27 mil pessoas em Manaus para fins de lazer e trabalho, sobretudo, em atividades comerciais ambulantes. Conduto, de acordo com a Câmara Municipal, atualmente, existe em Manaus apenas uma ciclovia no Boulevard Álvaro Maia, com dois quilômetros de extensão, e uma ciclofaixa de três quilômetros na Avenida Nathan Xavier Albuquerque, localizada na Zona Norte da cidade. “Isso é um arremedo de espaços desta modalidade de pista que é de suma importância para uma mudança de mentalidade sobre o sistema de transporte barato, saudável e que contribui em muito para amenizar a agitação e caos no trânsito urbano e desafogar o sistema de transporte público. Eu questiono se no Boulevard realmente haja dois quilômetros de ciclovia”, disse.
O deputado também atesta que as capitais do país já contam com 3.291 quilômetros de vias destinadas a bicicletas, o que representa um aumento de 133% em quatro anos. Na outra ponta do ranking está a cidade de Manaus, que tem apenas 0,85% de sua malha viária adequada à circulação das magrelas. A ausência de ciclovias representa um permanente perigo aos adeptos do ciclismo.
Contudo, a situação mais preocupante e a forma como os motoristas dirigem em relação aos ciclistas. Ou seja, boa parte não respeita a pessoa que está sobre uma bicicleta. “Daí necessidade de realização de campanhas de conscientização para mudança de mentalidade, não apenas sobre as bicicletas, mas sobretudo, sobre a postura das pessoas em relação ao trânsito. Entendo que muito ainda precisa ser feito, mas precisamos dar o primeiro passo para que os usuários possam utilizar o meio de transportes sem sobressaltos no trânsito”, defende.
Sinésio Campos ressaltou ainda que esta proposição é um apelo de grupos e movimentos ligados ao ciclismo como o Pedala Manaus e às empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) produtoras de bicicletas. Trata-se de cinco empresas que produzem em média cerca de 700 mil bicicletas anualmente. Portanto a criação de estrutura para o ciclismo, também se constitui em estímulo à produção de bicicletas no PIM.
O parlamentar mencionou ainda o Movimento Pedala Manaus, que promove a bicicleta como meio de transporte e tem mais de 12 mil seguidores que acompanham o movimento. O pedala Manaus também reúne mais de 60 pessoas que pedalam todas as noites. Deste modo, em Manaus existem muitos grupos que pedalam à noite, podendo chegar, por noite a mais de mil pessoas.
De acordo com o presidente do Pedala Manaus, Paulo Aguiar, há bons projetos, mas não vontade política. O problema é que as ações não saem do papel. Muitas sugestões e ideias são discutidas, mas as coisas não acontecem. “Um exemplo é a Prefeitura que, na primeira gestão do prefeito Artur Neto, prometeu 80 quilômetros de ciclovias, campanhas, sistema de bicicletas compartilhadas. Há demanda. Existe a urgência, mas parece que não há uma disposição em fazer. Tudo é muito lento frente à urgência”, afirmou.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]