Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sinésio Campos apresenta proposta de emenda que trata de metas e prioridades na LDO
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Sinésio Campos apresenta proposta de emenda que trata de metas e prioridades na LDO

21/08/2020
Compartilhar

 
O deputado Sinésio Campos (PT) fez solicitação para que o Plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realize um debate e decida sobre a aprovação da proposta de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2021, de autoria do parlamentar, que recebeu parecer contrário da Comissão de Finanças e Economia, cujo relator foi o deputado Saulo Viana (PPS) que sugeriu rejeição da proposta. A solicitação foi apresentada por Sinésio Campos na manhã desta quinta-feira (20), durante a realização da Sessão ordinária da Aleam, e foi aprovada pelo plenário.
Sinésio Campos ressaltou que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do poder público. A Constituição Federal diz, no parágrafo 2º, do Artigo 165, que a LDO deve conter as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do ano posterior. Contudo, o Projeto de Lei para LDO 2021, do Amazonas, apresenta apenas um artigo, que é o 2º, com o seguinte teor: As metas e prioridades, para o exercício de 2021, serão especificadas no Plano Plurianual (PPA) relativo ao período de 2020 a 2023. “Em simples palavras, isso significa que qualquer pessoa que queira saber das metas e prioridades da administração deverá, primeiro, consultar o PPA que é proposto pelo Governo do Estado de quatro em quatro anos”, argumentou.
Com o intuito de melhorar e aperfeiçoar a LDO para 2021, o deputado Sinésio Campos acrescentou por meio de emenda dois parágrafos ao artigo 2º, incluído 16 incisos (pontos). A proposta é que as prioridades e metas deverão observar importantes diretrizes, tais como: a primeira estabelece a descentralização, visando ao fortalecimento dos municípios, a redução das desigualdades sociais e regionais, o combate à pobreza e a difusão territorial das principais políticas públicas. A segunda, a participação social, visando a inserir o cidadão na elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas e a ampliação das parcerias com a sociedade civil e com o setor privado.
A terceira, preza pela transparência, visando a fortalecer o controle social e o combate à corrupção. Quarta, a eficiência, visando ao aperfeiçoamento da gestão dos recursos públicos e o incremento da eficácia dos gastos públicos. A quinta, a inovação visando à adoção de modernas tecnologias para melhoria da eficiência e da eficácia dos serviços públicos em todos os campos da atuação do governo o estadual.
O 2º parágrafo, da proposta, deixa claro que as metas e prioridades, de que trata o artigo 1º, terão precedência na alocação dos recursos no Projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2021, atendidas as despesas decorrentes de obrigações constitucionais ou legais e as de funcionamento dos Órgãos e Entidades que integram o orçamento fiscal e da seguridade social, não se constituindo, todavia, em limites para a programação das despesas. Outro ponto de destaque é que o parágrafo determina que atendidas às despesas decorrentes de obrigações constitucionais ou legais e as de funcionamento dos órgãos e entidades que integram o orçamento fiscal e da seguridade social, não se constituindo, todavia, em limites para a programação das despesas.
Sinésio Campos concluiu assinalando que na condição de legislador “temos a prerrogativa e o dever de apresentar propostas para melhorar e aprimorar as leis, para torná-las mais eficientes e, sobretudo, promover a transparência na aprovação das despesas da administração pública”, destacou.
 
 
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Deputada, Deputado, Economia, Estado do Amazons, Sinésio Campos
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

WhatsApp Image 2023 12 14 at 14.26.31
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
WhatsApp Image 2023 10 19 at 16.18.25 1
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
WhatsApp Image 2023 10 04 at 17.14.20
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
WhatsApp Image 2022 04 18 at 16.37.38 1024x683 1
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
02 Dep. Joao Luiz Comissao do Consumidor da Aleam realiza Praca do Consumidor em Presidente Figueiredo nesta sexta feira 8 640x380 1
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
01 ALEAM SEMANA DA SAUDE Foto Edmar Perrone Aleam 640x380 1
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus