Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sinésio Campos alerta para o número de indígenas infectados pelo coronavírus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Sinésio Campos alerta para o número de indígenas infectados pelo coronavírus

27/05/2020
Compartilhar

 
O deputado Sinésio Campos (PT) fez uma alerta sobre o fato de que 60% das pessoas que contraíram a Covid-19, no Amazonas, são indígenas. E que boa parte desses encontra-se em Manaus, vivendo em ocupações que se assemelham ao modo de organização tribal. O alerta foi apresentado na Sessão virtual realizada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã da terça-feira (26). Na ocasião, o deputado também anunciou a entrega de uma ambulância, pelo Governo do Estado, na manhã desta terça-feira, ao município de Autazes (distante 112 km de Manaus em linha reta) para o atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus.
A ambulância foi adquirida com recursos das emendas impositivas dos parlamentares realocadas para o Governo do Estado, para o combate à pandemia de Covid-19. O parlamentar lembrou que foram destinados mais de R$ 33 milhões ao Governo do Estado através da realocação de recursos das emendas impositivas pelos deputados, que abriram mão de suas emendas que estavam destinadas a outros propósitos na área da saúde. “Esses recursos são fruto das emendas que foram realocadas especificamente para o combate ao coronavírus. Portanto, o governo precisar ser mais rápido na utilização desses para ampliar a assistência médico-hospitalar de combate à Covid-19. São necessárias ações mais rápidas de apoio às Prefeituras que demandam por socorro. Mas essa estrutura hospitalar precisa ser permanente nos municípios”, cobrou.
Sinésio Campos também relatou que a ambulância foi solicitada pelo prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante (PROS), e pela vereadora Suely Lopes (PT). Ele afirmou que o veículo vai beneficiar a sede e comunidades do de Autazes. “É dessa forma que pretendemos continuar trabalhando. Vamos continuar essa soma de esforço entre Aleam, Governo do Estado e Municípios para superar a pandemia. Um trabalho que faz a diferença. Da mesma forma obtivemos dois veículos para São Gabriel da Cachoeira. Uma van para o centro de referência de assistência social (CRAS) e uma ambulância. Os recursos que seriam destinados à festas nesses municípios foram utilizados para o bem-estar e saúde da população”, comemorou.
Quanto ao quadro de pandemia entre os indígenas, o deputado disse reconhecer o esforço do Governo do Estado, pela implantação de uma ala exclusiva para atendimento exclusivo desse pacientes no Hospital Nilton Lins, mas voltou a cobrar a necessidade das imediatas instalações de hospitais de campanha, terrestres e fluviais, para auxiliar no combate à pandemia nas regiões do Alto Rio Negro, Alto e Médio Solimões. “O Amazonas concentra a população de 185 indígenas do total de 900 mil do Brasil. Temos a maior população de etnias do País. Boa parte destes já migrou para Manaus e vive em condições precárias e sem assistência devida de saúde”, destacou.
Sinésio Campos disse reconhecer a medida do governador do Estado para instalação do setor exclusivo dedicado aos indígenas no Hospital Nilton Lins. Medida que vem sanar o problema de atendimento no entorno da região metropolitana de Manaus. Mas enfatizou que a situação da pandemia no Alto Solimões (Tabatinga) e Alto Rio Negro (São Gabriel da Cachoeira) continua grave e avançando sobre as etnias. “O próprio prefeito de São Gabriel, que contraiu Covid-19, teve de ser transferido para receber atendimento a capital. Portanto os hospitais de campanha precisam ser efetivados. O Governo Federal tem de se posicionar a respeito da urgência de construção dessas unidades”.
O parlamentar lembrou ainda que requerimentos foram aprovados na Aleam e encaminhados ao Ministério da saúde. E que, portanto o Amazonas exige uma resposta. Mesmo porque nessas regiões já existe a presença do Exército Brasileiro e trata-se de fronteiras com Peru, Colômbia e Venezuela. “Vejo que já se faz tarde e o Governo Federal ainda não se manifestou. Trata-se de uma questão de segurança nacional e de zelar pela saúde dos indígenas”, cobrou.
O município de São Gabriel da Cachoeira (distante 853 km da Capital), na calha do Rio Negro. abriga a maior concentração de diferentes etnias indígenas do país. Tratam-se de 20 nações indígenas, que representam mais de 75 por cento da população do município de 45 mil habitantes. “Caso essa ação não seja imediata para a instalação de hospitais, para o atendimento das pessoas infectadas, a doença vai avançar e dizimar boa parte de etnias indígenas, por se tratar de pessoas mais vulneráveis à doenças transmitidas por vírus como a gripe”.
Sinésio Campos também ressalta que a construção dos hospitais seja fundamental para minimizar os impactos da Covid-19, a fim de reduzir a curva epidêmica do Estado que se encontra em ascensão e o iminente colapso, do sistema público de saúde, PODE e deve ser evitado a partir de ações concretas. “Eu também entendo que o auxílio emergencial deva chegar a todos, inclusive aos indígenas. E, vou continuar a cobrar ações dos governos para os hospitais no Ato Rio Negro, Alto e Médio Solimões e outras regiões do Estado. O Governo do Estado precisa tomar medidas céleres em relação aos municípios. Se já há dificuldades na Capital. Imaginem o caos que está se instalando nestas localidades”, concluiu.
 
 
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
[email protected]
 
 

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados ALEAM, Amazonas, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, Autazes, Coronavírus, COVID, Covid-19, Deputada, Deputado, Estado do Amazons, Manaus, Sinésio Campos, Tabatinga
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasNoticias Capa

Projeto do Delegado Péricles que isenta a taxa de renovação de CNH para idosos a partir de 70 anos agora é Lei no Amazonas

14/12/2023
AleamAmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasGoverno do AmazonasNoticias Capa

Encontro convocado pelo Presidente da CCJR visa discutir o financiamento de R$ 220 milhões para o setor de habitação no estado do Amazonas.

19/10/2023
AmazonasAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasManausNoticias Capa

Na Aleam, Delegado Péricles pede responsabilização da Amazonas Energia em incêndio ocorrido em caso no Santo Agostinho

04/10/2023
Assembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Profissionais da linha de frente do HPS 28 de Agosto recebem homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

18/04/2022
PolíticaAssembléia Legislativa do Estado do AmazonasDestaque

Comissão do Consumidor da Aleam realiza Praça do Consumidor em Presidente Figueiredo, nesta sexta-feira (8)

07/10/2021
Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas

Assembleia Legislativa promove I Semana da Saúde na próxima semana

31/03/2021
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus