O deputado Sinésio Campos (PT), abriu, como primeiro doador do dia, a campanha Quem é Garantido estende o braço, realizada na manhã desta sexta-feira (10), pela Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), com a participação voluntária do Boi-Bumbá Garantido.
A campanha teve como finalidade chamar atenção da população sobre a necessidade de doação de sangue ao Hemoam para suprir o estoque dos tipos O negativo e O positivo que estão em baixa. “Recebemos o convite da diretora do Hemoam, Socorro Sampaio, e viemos atender ao apelo para normalizar o estoque de sangue. Entendemos que esse seja uma ação de amor ao próximo, mas, principalmente de responsabilidade como cidadão. Hoje estou como doador, amanhã poderei estar precisando”, disse.
O deputado também expressou reconhecimento ao Boi-bumbá Garantido pela consciência da importância social prestando um serviço essencial à sociedade ao participar voluntariamente da campanha para chamar atenção da nação que torce pelo bumbá e à população em geral.
A diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, explicou que a unidade de saúde funciona em campanha permanente para manter o estoque de sangue normalizado. Mas, a Fundação está com níveis críticos de sangue dos tipos O positivo (maior demanda) e O negativo (raro) que corresponde a 10% da população. “A baixa nos estoques se deu em consequência da pandemia que afastou os doadores e do aumento da demanda. Estamos com estoque abaixo de 200 bolsas que deverão durar apenas três dias”, alertou.
A média de doadores dias é de 150, em dias normais, contudo a partir da pandemia esse número chegou a cair para 70 pessoas, e agora está voltando à normalidade, contudo os do tipo O ainda estão em baixa.
A diretora esclarece às pessoas que não há risco de infecção pelo coronavírus no Hemocentro. “As pessoas não precisam ter medo. O ambiente está apto para evitar aglomeração e foi realizada desinfecção e sanitarização por uma equipe da Marinha do Brasil. Portanto venha doar sangue. O Hemomam oferece um ambiente seguro”, garantiu.
Para doar sangue, como a pandemia ainda perdura, a pessoa precisa ter entre 17 e 60 anos (o normal é 16 a 69), está portando o Registro Geral (identidade), não ter ingerido álcool ou medicação, estar alimentada e bem de saúde. “Doar sangue faz bem à saúde porque o doador tem a renovação dos tecidos e a quantia normalizada em 30 dias. Não há risco de contaminação e não afeta o peso da pessoa. Além disso há uma bateria de exames para verificação de vários tipos de doenças como hepatite, HIV e outros tipos. Cada doação (450 ml) pode salvar quatro vidas”, informou.
Durante a visita de Sinésio Campos à sede do Hemoam a diretora também explicou ao deputado pontos sobre o funcionamento do Hemoam que é o órgão responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional para todo o estado do Amazonas. Fundada em 1989, a instituição se tornou um centro de referência para o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas na região Norte.
Gabinete do Deputado Sinésio Campos (PT)
Texto: Assessoria do Deputado
Gabinete (92) 3183-4431
Jéssica Trajano (92) 99224-6013
Bergue Nogueira (92) 92 9156-7285
[email protected]