No dia 15 as discussões serão voltadas para a Capital e no dia 16, para o Interior do Amazonas. O objetivo do Fórum Perinatal é discutir e pactuar propostas para organizar uma rede de cuidados integral e humanizada de atenção às mulheres e aos recém-nascidos, favorecendo o acesso às práticas de saúde que defendam e protejam a vida.
Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da Coordenação da Rede Cegonha, realiza a terceira edição do Fórum Perinatal para profissionais de saúde do Estado do Amazonas. Neste ano, a edição será transmitida pelo Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), com acesso pelo aplicativo MANO e pelo canal da SES-AM no YouTube.
A abertura do Fórum contará com a participação do secretário de saúde, Marcellus Campelo e dos secretários executivos de Assistência da Capital, Jani Kenta, e de Assistência do Interior, Cássio do Espírito Santo, além da Secretária Executiva Adjunta de Políticas em Saúde, Nayara Maksoud.
“Nas duas edições anteriores, em 2017 e 2018, conseguimos avanços significativos no cuidado perinatal, como aumento das reuniões dos grupos perinatal municipais e a análise de mortalidade materna pela causa raiz”, listou a coordenadora da Rede Cegonha no Amazonas, Rhamilly Amud.
Segundo a coordenadora, o Fórum visa também colocar em foco os principais problemas e as prioridades de atuação dos diversos setores componentes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da sociedade.
Na sequência, inicia um ciclo de palestras e mesas de debates com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus), profissionais de saúde das maternidades e dos ambulatórios de alto risco.
Rede Cegonha – É uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.
“Nossa meta é gerar um espaço coletivo capaz de trabalhar a construção, organização e fortalecimento de uma rede perinatal, com o estabelecimento claro de uma linha de cuidado integral materno-infantil”, finaliza.
Programação
A rede cegonha possui quatro componentes: pré-natal, parto e nascimento, puerpério e atenção integral à saúde da criança e o sistema logístico (transporte sanitário e regulação).
9h – Abertura do Fórum
Dia 15 de dezembro
9h30 – Panorama da mortalidade materna na capital e no Estado do Amazonas
Participação do Secretários de Saúde
10h – Mesa de discussão: Avanços da humanização do parto e nascimento na cidade de Manaus
Apresentação: Francisca Sonja Ale Girão Farias – gerente da Rede Cegonha Semsa Manaus.
Enfermeira Diocléia Rezzuto (Maternidade Ana Braga).
Participantes:
Enfermeiro Everton de Freitas Gomes (Maternidade Moura Tapajós – Semsa).
Enfermeira Sonayra Cabral de Andrade (Maternidade Balbina Mestrinho).
Participantes: Representantes dos ambulatórios da Policlínica Codajás, Ambulatório Araújo Lima e da Maternidade Nazira Daou.
10h30 – Mesa de discussão: Panorama dos Atendimentos nos Ambulatórios de Pré-natal de Alto Risco
Mediadora: Rhamilly Amud (Gerente da Rede Cegonha SES-AM).
11h – Discussão e encaminhamentos dos temas abordados durante o primeiro dia de Fórum
9h – Abertura do Fórum
Dia 16 de dezembro
9h30 – Panorama da Mortalidade Materna e Infantil no Estado do Amazonas
Participação do Secretários de Saúde
10h – Apresentação da Nota Técnica de Vinculação de Gestante em Rede
Apresentação: Enfermeiro Adalberto Taketomi (Saúde da Mulher SES-AM).
10h30 – Apresentação do Panorama da Triagem Neonatal – Teste do Pezinho
Palestrante: Assistente Social Neide Maria Negreiros Costa (Núcleo de Saúde da Mulher – Semsa Manaus).
11h – Discussão e encaminhamentos dos temas abordados durante o Fórum
Palestrantes: Enfermeiras Cilícia Aquino e Lecita Marreira Lima (Gerência da Triagem Neonatal SES-AM).