Coordenadores dos Anos Inicias e gerentes pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e técnicos de setores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) se reuniram na tarde desta quarta-feira,11/3, para definir e socializar possíveis abordagens pedagógicas a serem inseridas no documento base da Política Municipal de Alfabetização (PMA). O encontro foi realizado na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus.
A ação faz parte do Grupo de Trabalho da PMA, da Prefeitura de Manaus, coordenada pela Semed, que contempla ações voltadas para todas as unidades de ensino da rede municipal que possuem de 1º ao 3º ano, do Ensino Fundamental.
A PMA se fundamenta em seis pilares: formação, material didático específico, planejamento, avaliação, acompanhamento mensal e assistentes de alfabetização.
Segundo um dos coordenadores do Grupo de Trabalho do PMA, Francinaldo Mendes, com o Plano, a Semed quer avançar ainda mais no trabalho de alfabetização executado nos últimos anos em unidades que possuem de 1º ao 3º ano, do Ensino Fundamental.
“Isso prova que a Semed está atenta ao que está acontecendo a nível nacional com a BNCC, com o documento da Política Nacional de Alfabetização (PNA). E que partir disso está se organizando para produzir o seu documento (PMA), estabelecendo as diretrizes para o trabalho das escolas municipais em torno da alfabetização” explicou.
Segundo a assessora da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), Sônia Serrão, a PMA vem fortalecer o trabalho de alfabetização.
“Agora vamos focar especificamente na 1ª fase da EJA que trabalha com mais alfabetização e esperamos com ele (documento da PMA) ter até condições de elevar a nossa meta lá pra cima, de 85% de para 100% alunos alfabetizados na rede”, salientou.
Ao longo da reunião, foi realizado a apresentação do PMA de forma geral, a organização dele em capítulos já pensados mas que ainda podem sofrer alterações e um momento onde os educadores puderam opinar sobre esses capítulos pré-definidos .
Sobre o que foi discutido durante a reunião, a coordenadora dos Anos Inicias da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Nádia Medeiros, destacou que o momento foi proveitoso.
“Discutir a política de municipal de alfabetização, dentro de embasamento teórico de forma coletiva é interessante, sem sombra de dúvida, porque com isso vamos conseguir desenvolver um plano mais rico e completo”, salientou.
Texto: Emerson Santos
Fotos: Eliton Santos
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054