A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza na sexta-feira, 14/8, às 10h, a roda de conversa com o tema “A sexualidade do educando com deficiência”, que faz parte da formação “Diversidade na prática de uma educação inclusiva”. A roda será mediada pelo filósofo Edeney Barroso Salvador e contará com Lívia Montenegro Cruz – Pedagoga, Psicopedagoga e Psicóloga com formação em Neuropsicologia e Michelle de Albuquerque Rodrigues, Mestra em Psicologia e especialista em Psicologia Escolar e Educacional. Quem quiser participar poderá acessar a sala por meio da plataforma Google Meet, utilizando o link: https://meet.google.com/wrf-uvqy-dex
A iniciativa desta ação faz parte da Gerência de Formação Continuada (GFC) que busca, por meio desta Roda de Conversa, ampliar as visões sobre a sexualidade do/a educando/a com deficiência no contexto escolar.
Esta é a quarta roda de conversa da formação. No dia 19/06, o tema trabalhado foi “Educação para a sexualidade: quebrando tabus”. No dia 26/06, o tema foi “Violação dos direitos dos povos indígenas na Amazônia em tempos de pandemia”. O terceiro encontro foi realizado no dia 31/07, com a roda de conversa que abordou o tema “Impactos da pandemia nas comunidades quilombolas , rurais e urbanas do Amazonas”.
De acordo com a formadora Lívia Cruz, do grupo de Diversidade da Rede Colaborativa da GFC, esse tema surge como uma novidade, porque não se trata muito sobre a sexualidade quando é falado sobre educação especial.
“Temos muitos mitos relacionados a sexualidade, principalmente na educação especial. Então essa proposta surge com a ideia ter um diálogo aberto, sem preconceito e sem vergonha de trabalhar com o tema. É importante porque alguns comportamentos dos alunos especiais são tratados de forma diferente do que deveriam”, concluiu.
Texto: Alexandre Abreu
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação