Dando continuidade à programação da Semana de Saúde e Qualidade de Vida, o Ministério Publico do Amazonas, por intermédio da Divisão de Recursos Humanos (DRH), trouxe, na tarde desta terça-feira (15/09), uma abordagem sobre o suicídio, em palestra “Como prevenir o suicídio”, proferida pelo médico psiquiatra Henrique Novaes.
Problemas psicológicos como depressão e ansiedade, atingem cada vez mais a população em geral, a depressão por sua vez é um problema médico grave sendo um dos maiores causadores de casos de suicídios. Há várias formas de evitar o suicídio e superar as adversidades da vida.
Segundo o psiquiatra, para diagnosticar a depressão, basta ter um olhar mais cauteloso e perceber o humor depressivo, a sensação de tristeza e sentimento de culpa. “A pessoa com depressão acredita que perdeu de forma irreversível a capacidade de sentir prazer ou alegria. Tudo parece vazio”, diz Novaes.
Vale lembrar que setembro é o mês dedicado à conscientização e prevenção do suicídio. Henrique alerta ainda, “há um tabu ainda na crença que médico psiquiatra é médico de doido, mas não, médico psiquiatra é médico de quem sofre, de quem precisa de ajuda e não sabe como pedir”.
A programação da semana saúde vai até a sexta-feira, dia 18. Confira as próximas palestras.