A Semana de Saúde e Qualidade de Vida do Ministério Publico do Amazonas, que iniciou nesta segunda-feira (14/09), trouxe temas relacionados a alimentos e nutrição. A palestra de abertura foi a que foi feita pela nutricionista, servidora do MPAM, Ália Mendonça. Ela falou sobre a “Avaliação do Estado Nutricional de Membros e Servidores do MPAM, com dados coletados durante o evento similar do ano passado. Na ocasião, a Divisão de Recursos Humanos do MPAM, realizadora do evento, colheu informações de servidores e membros, através do Índice de Massa Corporal (IMC), onde foi constatado que mais de 40% estão em sobrepeso.
Segundo, Ália Mendonça, “o sobrepeso, pode ser causado por alguns fatores, entre eles, maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse, isso pode mudar para cada pessoa, o que ia precisar de uma análise mais profunda, a implementação de campanhas de educação nutricional e a prática de exercícios físicos.”
Um outro assunto abordado no primeiro dia foi “manhã, tarde e noite: descubra os alimentos ideais para cada hora do seu dia”, com o nutricionista Omar de Faria, que falou sobre a Cononutrição, que mostra como a alimentação influencia em diversos fatores no nosso corpo, indicando qual é o alimento mais adequado para aquela hora. Para seguir essa ideia é necessário ter um acompanhamento de um nutricionista e fazer alguns exames para conhecer o seu perfil.
A programação da semana vai até a sexta-feira, dia 18. Confira as próximas palestras. Clique Aqui.
Texto: Camila Barbosa – ASCOM MPAM
Foto: Jhualisson Veiga – ASCOM MPAM